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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4704

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Lins de Azevedo, Janete pt_BR
dc.contributor.authorEdgleuma de Andrade, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:24Z-
dc.date.available2014-06-12T17:22:24Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationEdgleuma de Andrade, Maria; Maria Lins de Azevedo, Janete. Gestão democrática na escola pública : um estudo em escolas do município de Juazeiro do Norte-CE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4704-
dc.description.abstractEste estudo teve como propósito investigar em que medida a gestão democrática, entendida como espaço plural de poder e negociação de conflitos, vem, de fato, se construindo na prática da escola pública cearense, tendo em vista as definições da política educacional para a gestão escolar. Para encaminhamento desse estudo, realizamos pesquisa qualitativa em duas escolas estaduais, no município de Juazeiro do Norte. Os procedimentos envolveram revisão bibliográfica, análise de conteúdo de documentos associada à análise de dados obtidos através da aplicação de questionários e realização de entrevistas com uma amostra dos segmentos escolares, além de observações diretas registradas em diário de campo. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo (BARDIN, 1977), orientada pela hipótese e referencial teórico. Nossas referências teóricas partem do conceito de Estado e hegemonia (GRAMSCI, 1995), articulando o debate em torno das categorias: democracia (BOBBIO, 1986; CHAUÍ, 1997; SANTOS, 2001; WEFFORT, 1992), participação (BARROSO, 1995; DEMO, 2001; LIMA, 2001, NOGUEIRA, 2004) e descentralização (AZEVEDO, 2002; SOUZA, M. 1997). Diante desses subsídios, nossas análises confirmaram que continuamos no paradigma da gestão centralizada. Entre o discurso e a ação, as escolas pesquisadas vêm legitimando, através de sua prática, o discurso da modernização , tomando elementos do modelo de gestão gerencial, propagado pela política educacional cearense, e os tratando como elementos da gestão democrática, a partir do entendimento que esse reserva à democracia. Tal situação tem limitado o fortalecimento da participação política dos atores escolares na condução dos rumos da instituição e, portanto, na construção e implementação de um projeto pedagógico capaz de melhorar as condições de escolarização encontradas no Cearápt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLimites da Democracia e Participaçãopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectPolítica Educacional do Cearápt_BR
dc.titleGestão democrática na escola pública : um estudo em escolas do município de Juazeiro do Norte-CEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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