Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47050

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Angela da Silva-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Thayane Maria Deodato-
dc.date.accessioned2022-10-14T12:01:06Z-
dc.date.available2022-10-14T12:01:06Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Thayane Maria Deodato. O financiamento da formação continuada de professores da educação básica no Estado de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47050-
dc.description.abstractO presente estudo é uma pesquisa exploratória que propôs utilizar dados orçamentários e financeiros para analisar políticas públicas de educação. Nesse sentido, tem-se como principal objetivo, analisar o financiamento da formação continuada dos professores em Pernambuco, no período de 2012 a 2014, levando-se em consideração o contexto da gestão por resultados em que se encontra inserido o Sistema Estadual de Educação de Pernambuco. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica relacionada ao financiamento da educação e sobre a formação continuada de professores da educação básica. Na pesquisa documental, além das legislações e diretrizes nacionais, utilizaram-se, ainda, documentos contábeis, como a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Balanço Geral Estadual (BGE-PE), os Relatórios de Contas do Governo elaborados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e o site Tome Conta, gerido pelo TCE-PE, viabilizando a análise da composição e a aplicação dos recursos destinados ao programa de Valorização dos Profissionais da Educação e Implantação da Política de Formação Continuada (0261), em PE, no período referido. Os resultados apontam primeiramente que o Estado cumpriu no período de 2012 a 2014, o mínimo a ser aplicado em MDE (25%) do valor de base do cálculo, como determina a Constituição (1988). No entanto, incluiu indevidamente, despesas que de acordo com a LDB n.9.394/96 não deveriam ter sido consideradas como despesas de MDE. Constatou-se que a maior fonte de financiamento da educação, durante o período referido, é o FUNDEB, seguido por Recursos Ordinários – Adm. Direta e Convênios, representando as maiores porcentagens do total das fontes. A análise permitiu categorizar em formação interinstitucional, formação em serviço, formação continuada e formação massiva, as ações referentes ao programa 0261 e detectar programas que receberam recursos crescentes e, sob o aspecto quantitativo foram mais favorecidas em detrimento de outras. Os recursos públicos destinados a formação continuada estão sendo investidos em parcerias com empresas privadas como o Instituto Ayrton Senna, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Lemann. Destaca- se a situação do grande volume de saldo pendente de prestação de contas das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), no período de 2010 a 2014, impossibilitando a verificação de utilização dos recursos repassados, visto que estes podem não ter sido utilizados em sua totalidade. Conclui-se na expectativa de que as lacunas e as questões que aqui foram deixadas possam ser usadas como fonte de inspiração e de contribuição para outros pesquisadores da área do financiamento da educação e de valorização do magistério.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas – Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectUFPE- Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleO financiamento da formação continuada de professores da educação básica no Estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9910173464987406pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study is an exploratory research that proposed to use budgetary and financial data to analyze public policies. In this sense, the main objective is to analyze the relationship between funding and the policy of continuing teacher education in Pernambuco, between 2012 and 2014, taking into account the context of management by results in which the State Education System of PE. As a methodological procedure, we used bibliographical research related to the financing of education and the continuing education of teachers of basic education. In documentary research, in addition to national legislations and guidelines, accounting documents were also used, such as the Annual Budget Law (LOA), the State General Balance Sheet (BGE-PE), the Government Accounts Reports prepared by the Court of Auditors Of the State of Pernambuco (TCE-PE) and the site Tome Conta, managed by the TCE-PE, making it possible to analyze the composition and application of resources for the Program for the Appreciation of Education Professionals and Implementation of Continuing Education Policy (0261) , In PE, in the referred period. The results indicate first that the State complied in the period from 2012 to 2014, the minimum to be applied in MDE (25%) of the basic value of the calculation, as determined by the Constitution (1988). However, it improperly included expenses which according to LDB 9.994 / 96 should not have been considered as MDE expenses. It was found that FUNDEB was the main source of education financing during the period referred to, followed by Ordinary Resources - Direct Adm. And Covenants, representing the highest percentages of total sources. The analysis made it possible to categorize in inter-institutional training, in-service training, continuing training and mass training, to actions related to program 0261 and to detect programs that received increasing resources and, on the quantitative side, were more favored to the detriment of others. The public funds earmarked for continuing education are being invested in partnerships with private companies such as the Ayrton Senna Institute, the Roberto Marinho Foundation and the Lemann Foundation. It is worth noting the large volume of outstanding accounts of the 17 Regional Offices (GREs) in the period from 2010 to 2014, making it impossible to verify the use of the resources passed on, since they may not have been used in their entirety. It is hoped that the gaps and issues left here could be used as a source of inspiration and contribution to other researchers in the area of education financing and teacher appreciation.pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Thayane Maria Deodato Cavalcante.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons