Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47115

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Petronildo Bezerra da-
dc.contributor.authorCOSTA, Marcela Karolinny da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-19T15:29:05Z-
dc.date.available2022-10-19T15:29:05Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcela Karolinny da Silva. Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação de conceitos em ciências como alternativa de promoção da mudança do pensamento conceitual. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47115-
dc.description.abstractAprender conceitos é uma atividade complexa que está distante da prática simplória de memorizar definições contidas em textos didáticos. Há décadas esse vem sendo um problema real para o ensino de ciências, em especial pela ótica construtivista. A fim de elaborar modelos de aprendizagem de conceitos científicos, autores construtivistas desenvolveram o modelo de mudança conceitual pautado nos princípios de conflito cognitivo e equilibração piagetiano. Entretanto essa abordagem tem apresentando problemas, tanto de natureza epistemológica quanto metodológica. Para uma discussão concisa, uma revisão da literatura disponível foi necessária para que a problemática apontada pudesse ser submetida a uma visão holística e com a profundidade necessária. Na construção da pesquisa, realizada neste escrito, permeamos pelo tema da formação de conceitos considerando a perspectiva construtivista de forma crítica. Os aspectos que fundamentam a concepção de Mudança conceitual (Posner et al, 1982) propõem condições que devem ser alcançadas para a efetiva mudança do conceito propriamente dito. Na tentativa de alcançar esse objetivo, lacunas são percebidas e não respondidas pela teoria fundamental, levando as práticas com esse propósito a adotarem estratégias teórico- metodológicas de outras fontes. Por isso, como alternativa teórico metodológica analisamos a Teoria Histórico Cultural, que rege essa temática da Formação de Conceitos sob ótica distinta do construtivismo. Para Vigotski a formação de conceito é caracterizada como um processo histórico e transformador que se fundamenta na representação diversificada do conceito. Nessa direção, Galperin, colaborador de Vigotski também apresenta algumas contribuições ao destacar a importância da Base Orientadora da Ação, que quando completa e baseada nas características essenciais do objeto dotado de um caráter generalizado, consciente e com plenitude, possibilita a formulação do pensar cientificamente com vista na mudança do pensamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectGalperinpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências – mudança conceitualpt_BR
dc.titleContribuições da teoria histórico-cultural para a formação de conceitos em ciências como alternativa de promoção da mudança do pensamento conceitualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFAÇANHA, Alessandro Augusto de Barros-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6569839166811522pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8829719334729671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxLearning concepts is a complex activity that is far from the simple practice of memorizing definitions contained in textbooks. For decades this has been a real problem for science teaching, especially from the constructivist perspective. In order to develop models of learning of scientific concepts, constructivist authors developed the conceptual change model based on the principles of cognitive conflict and Piagetian balance. However, this approach has presented problems, both of an epistemological and methodological nature. For a concise discussion, a review of the available literature was necessary so that the problem pointed out could be submitted to a holistic view and with the necessary depth. In the construction of the research, carried out in this writing, we permeate dwell on the theme of the formation of concepts considering the constructivist perspective in a critical way. The aspects that underlie the conception of conceptual change (Posner et al, 1982) propose conditions that must be achieved for the effective change of the concept itself. In an attempt to achieve this goal, gaps are perceived and not answered by fundamental theory, leading practices with this purpose to adopt theoretical-methodological strategies from other sources. Therefore, as a methodological theoretical alternative we analyze the Cultural Historical Theory, which governs this theme of The Formation of Concepts from a different perspective of constructivism. For Vigotski, the formation of concept is characterized as a historical and transformative process that is based on the diversified representation of the concept. In this sense, Galperin, Vigotski's collaborator, also makes some contributions by highlighting the importance of the Guiding Base of Action, which when complete and based on the essential characteristics of the object endowed with a generalized character, conscious and fullness, enables the formulation of thinking scientifically with a view to changing thinking.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5040038454192937pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcela Karolinny da Silva Costa.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons