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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47139

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONZALES, Cezar Henrique-
dc.contributor.authorPACHECO, Yargo Joseph Duran-
dc.date.accessioned2022-10-19T21:51:42Z-
dc.date.available2022-10-19T21:51:42Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2022-10-19-
dc.identifier.citationPACHECO, Yargo Joseph Duran. Estudo dos efeitos de tratamento termomecânico sobre a resistência à corrosão de liga Pb-Ca-Sn. 2019. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47139-
dc.description.abstractUma abordagem da engenharia de contorno de grãos foi empregada para aprimorar a microestrutura de uma liga comercial Pb-0,04%Ca-1,5%Sn aplicada à fabricação de grades de eletrodos positivos de baterias automotivas. O tratamento termomecânico utilizado, composto por uma série de iterações de laminação a frio seguida por recozimento, objetiva incrementar a resistência à corrosão intergranular, à propagação de trincas e à fluência ao instigar a proliferação de contornos de grãos especiais CSL (“coincidence site lattice”), mais resistentes a tais fenômenos de degradação intergranular. O efeito conjunto destes fenômenos compõe um dos mais comuns modos de falha das baterias chumbo-ácido e um dos principais limitadores da sua vida útil. Inicialmente, quatro condições do tratamento térmico de recozimento foram analisadas em relação ao incremento da resistência à corrosão das amostras da liga. A condição de melhor performance, 250 °C por 20 minutos, foi utilizada nos ensaios posteriores. Em seguida, as amostras foram processadas em diferentes etapas de tratamento e submetidas a ensaios de corrosão estática a uma e doze semanas após sua fundição. Buscou-se relacionar os resultados obtidos às necessidades de manufatura, avaliando a viabilidade da implementação de um método de proliferação de contornos especiais em um processo industrial de fabricação de eletrodos para baterias chumbo-ácido. As amostras processadas à etapa única de tratamento, de maior aplicabilidade, apresentaram redução da taxa de corrosão de até 25,5% quando imediatamente tratadas e ensaiadas. As amostras tratadas e ensaiadas após 12 semanas da fundição apresentaram uma atenuação do efeito do tratamento sobre a corrosão, atingindo uma redução máxima da taxa de corrosão de apenas 15,4%.pt_BR
dc.format.extent86p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectCorrosão intergranularpt_BR
dc.subjectProcessamento termomecânicopt_BR
dc.subjectEngenharia de contorno de grãospt_BR
dc.subjectContornos CSLpt_BR
dc.subjectBateria chumbo-ácidopt_BR
dc.titleEstudo dos efeitos de tratamento termomecânico sobre a resistência à corrosão de liga Pb-Ca-Snpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3543701977842617pt_BR
dc.description.abstractxA grain boundary engineering approach has been employed to improve the microstructure of a Pb-0.04%Ca-1.5%Sn commercial alloy used in the manufacture of positive electrodes of automotive batteries. The thermomechanical processing employed is composed of a series of iterations of cold working followed by annealing, and aims to enhance the resistance to intergranular corrosion, crack propagation and creep phenomena by promoting an increase in the frequency of special grain boundaries, specifically coincidence site lattice (CSL) boundaries, hampering grid corrosion and growth. Together, they make up one of the main limiters to lead-acid batteries service life. First, four thermal treatment conditions were investigated in relation to the increment on corrosion resistance of the alloy samples. The one that performed best, 250 °C over 20 minutes, has been used in the following tests. Then, the samples were processed through a series of different processing steps, and subjected to static corrosion tests at 1 and 12 weeks of its casting. The results were then related to the industry’s manufacturing needs, evaluating the feasibility of implementing a method of special boundaries proliferation in the fabrication of electrodes for lead-acid batteries. The samples processed with a single treatment step, of greater applicability, presented a corrosion rate reduction of up to 25.5% when immediately processed and corroded. The samples processed and corroded 12 weeks after its casting presented a mitigation of the treatment’s effect on corrosion resistance, reaching a maximum reduction of just 15.4% on corrosion rate.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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