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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47141
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Título: | Simulação computacional de motor foguete a propelente líquido resfriado por vórtice bidirecional |
Autor(es): | SOUZA, Thiago Rodrigues Alves |
Palavras-chave: | Engenharia Mecânica; Câmara; Combustão; Vórtice; Resfriamento; Motor; Foguete |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Citação: | SOUZA, Thiago Rodrigues Alves. Simulação computacional de motor foguete a propelente líquido resfriado por vórtice bidirecional. 2019. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Recentemente, com a exploração econômica dos lançamentos feitos a partir da Terra, a ênfase da corrida espacial se voltou para a diminuição de custo. Neste trabalho de pesquisa, o conceito de câmara de vórtice criado por Dawson em 1960 é utilizado para avaliar uma confi- guração de injeção dos propelentes que mira o resfriamento completo do motor. A diminuição dos esforços térmicos no motor possibilita maior flexibilidade na escolha de materiais de menor peso e custo, além de promover a reutilização das partes. A análise é feita à partir de uma simulação computacional compressível com um Modelo de Tensão de Reynolds para turbulência e o Modelo de Flâmulas Laminares para a combustão, utilizando o software ANSYS® CFX® 2019 R3. Os resultados mostram que as modificações propostas melhoram o resfriamento do prato superior da câmara quando comparado a estudos anteriores. Por fim, uma solução com resfriamento regenerativo para o bocal é apresentada para atingir o resfriamento completo do motor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47141 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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THIAGO RODRIGUES ALVES SOUZA-SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE MOTOR FOGUETE A PROPELENTE LÍQUIDO RESFRIADO POR VÓRTICE BIDIRECIONAL.pdf | 4,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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