Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLACERDA, Cláudio Marcelo Carneiro Leão-
dc.contributor.authorSILVA, Thayza Maria da-
dc.date.accessioned2022-10-20T16:19:25Z-
dc.date.available2022-10-20T16:19:25Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.date.submitted2022-10-12-
dc.identifier.citationSILVA, Thayza Maria da. A consciência do corpo pelo movimento e a expressão artística nas artes da cena. Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda. 2021. 67 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47164-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na análise e reflexão acerca das contribuições advindas da abordagem de ensino aplicada em uma oficina, que teve por objetivo propiciar a artistas-intérpretes iniciantes, da dança e do teatro, o contato com saberes pautados no estímulo à consciência do corpo através do movimento. Para tanto, a abordagem de ensino teve por base o Sistema Laban/Bartenieff, mais especificamente as categorias Corpo e Expressividade, somadas aos demais princípios metodológicos da área da Educação Somática. Assim, inicia-se com a contextualização histórica e conceitual dos estudos e práticas supracitados. Em seguida, os princípios artístico-pedagógicos são explicitados, de modo a evidenciar como foram aplicados neste estudo. É também exposta uma análise crítica e descritiva de como surgiu a presente proposta, como foi seu desenrolar e quais conclusões se pôde obter após todo este processo.pt_BR
dc.format.extent67 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes da cenapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectSistema Laban/Bartenieffpt_BR
dc.subjectConsciência do corpopt_BR
dc.titleA consciência do corpo pelo movimento e a expressão artística nas artes da cenapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822258840293148pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4836119863805532pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of analysis and reflection about the contributions arising from the teaching approach applied in a workshop, which aimed to provide beginner dance and theater performers contact with knowledge based on stimulating body awareness through movement. To this end, the teaching approach was based on the Laban/Bartenieff System, more specifically the categories Body and Effort, added to other methodological principles in the area of Somatic Education. Thus, it begins with a historical and conceptual contextualization of the aforementioned studies and practices, then, the artistic-pedagogical principles are explained in order to show how they were applied in this study. It is also exposed a critical and descriptive analysis of how this proposal arose, how it unfolded and what conclusions could be reached after all this process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA-THAYZA M SILVA.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons