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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47171

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELAL, Diogo Henrique-
dc.contributor.authorMELO JÚNIOR, Adolfo de Alencar-
dc.date.accessioned2022-10-20T16:51:27Z-
dc.date.available2022-10-20T16:51:27Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationMELO JÚNIOR, Adolfo de Alencar. Suporte organizacional percebido e vínculos organizacionais: um estudo com trabalhadores terceirizados de uma instituição federal de ensino superior. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47171-
dc.description.abstractA multiplicidade de vínculos do trabalhador terceirizado abre a perspectiva de análise de uma cadeia de relacionamento complexa, na qual o vínculo formal é estabelecido com a organização contratante, distante da vivência cotidiana desse indivíduo, enquanto sua referência do dia a dia organizacional está na empresa para a qual o serviço é prestado, onde suas atividades são, de fato, desenvolvidas. É a partir do entendimento do comportamento do trabalhador terceirizado que novas práticas de gestão que envolvem essa categoria podem ser adotadas, coadunando interesses de indivíduo e organizações que, sob um paradigma humanístico, estarão desempenhando sua função social satisfatoriamente e, numa perspectiva funcional, terão impactos significativos na redução dos índices de rotatividade, afastamentos e, consequentemente, maiores ganhos. Desse modo, essa pesquisa buscou entender como ocorrem os processos de formação dos vínculos organizacionais: comprometimento, entrincheiramento e consentimento a partir da percepção de suporte organizacional dos trabalhadores terceirizados da UFPE. Sob uma perspectiva qualitativa, desenvolveu-se uma análise de conteúdo com base em entrevistas realizadas com os trabalhadores terceirizados, cujos resultados apontam para o entendimento de que apenas a satisfação, ainda que baixa, de fatores higiênicos, não é suficiente para o fortalecimento dos vínculos entre organização e indivíduo, tampouco para a garantia de percepção de suporte por parte das organizações, em especial quando tratamos de indivíduos terceirizados que, a priori, já apresentam prejuízos na identificação com a organização, o que tem reflexos diretos em seu trabalho e na sua vivência dentro do ambiente organizacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectConsentimento (Direito)pt_BR
dc.titleSuporte organizacional percebido e vínculos organizacionais : um estudo com trabalhadores terceirizados de uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9639467507168708pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5268265898312612pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe multiplicity of bonds of the outsourced worker opens the perspective of analysis of a complex relationship chain, in which the formal bond is established with the contracting organization, distant from the daily life of this individual, while his reference of the organizational day to day is in the company to which the service is provided, where its activities are actually carried out. It is from the understanding of the behavior of the outsourced worker that new management practices that involve this category can be adopted, matching the interests of individuals and organizations that, under a humanistic paradigm, will be performing their social function satisfactorily and, from a functional perspective, will have impacts significant reductions in turnover rates, absences and, consequently, greater gains. Thus, this research sought to understand how the processes of formation of organizational bonds occur: commitment, entrenchment and consent from the perception of organizational support of outsourced workers at UFPE. From a qualitative perspective, a content analysis was developed based on interviews carried out with outsourced workers, whose results point to the understanding that only satisfaction, even if low, of hygienic factors is not enough to strengthen bonds between the organization and the individual, nor to guarantee the perception of support by the organizations, especially when dealing with outsourced individuals who, a priori, already have losses in their identification with the organization, which has a direct impact on their work and their experience within the organizational environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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