Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47174

Compartilhe esta página

Título: "Não tá esquecido, só é cutucar”: uma etnografia de janela da memória coletiva das manifestações populares em Rio Formoso-Pernambuco
Autor(es): CORREIA, Hállida Wanessa de Araújo
Palavras-chave: Corpo; memória coletiva; cultura popular; etnografia; patrimônio intangível.
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: CORREIA, Hállida Wanessa de Araújo. Não tá esquecido, é só cutucar”: uma etnografia de janela da memória coletiva das manifestações culturais em Rio Formoso. Orientadora: Maria Acselrad. 57 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A memória aponta para algo que está vivo, escancarando as afet(ações) da experiência encarnadas por intermédio dos sentidos. Neste trabalho, buscamos acessar através da memória coletiva (HALBWACHS, 1950; POLLAK, 1992) de alguns membros da população de Rio Formoso-PE, as manifestações populares, as quais podemos considerar como patrimônio intangível, que ocorreram no passado da cidade, reconhecendo o corpo como lugar de expressão da memória que cruza os tempos através das experiências intersubjetivas (LATOUR, 2008; LE BRETON, 2016; MARTINS, 2013). Nesse entrelace entre corpo e memória, me atrevo a realizar um experimento etnográfico, ao qual chamamos de etnografia de janela, compreendendo o fazer etnográfico enquanto abordagem do corpo, que nos convoca a aguçar nossos sentidos, a partir de sua experiência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47174
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 Hállida - definitivo.pdf14,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons