Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47183
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Roberta Ramos | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Henrique Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T13:27:20Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T13:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Henrique Leite da. Subjetividades de gênero dentro das danças populares. Orientadora: Roberta Ramos Marques. 2021. 28 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47183 | - |
dc.description.abstract | Este artigo propõe, a partir de investigações e entrevistas, trazer algumas reflexões sobre corporeidades de pessoas LGBTTQIAP+ com ênfase nas subjetividades de gênero dentro das danças populares em Pernambuco. Além disso, busca-se pensar as formas de ensino dessas danças, por meio de relatos das experiências desses corpos, análises acerca do sistema de ensino vigente das danças populares no tocante às diferentes subjetividades de gênero. Dessa forma, pode-se dar a devida importância à existência das pessoas desobedientes de gênero que vivem dentro de um regime político violento que as força a performar uma corporeidade que anula a existência de sua própria singularidade no mover. O tema abordado foi escolhido a partir do interesse em aprofundar e pôr em prática os estudos sobre gênero e dança, viabilizando um caminho que acabou por desencadear questionamentos sobre corpos desobedientes de gênero dentro das danças populares e seu papel na sociedade dissidente de gênero e, ainda, como ela pode contribuir de forma positiva para a formação humana dessas pessoas. A pesquisa que resultou neste artigo consistiu em um estudo explicativo crítico das abordagens educacionais em dança, com recorte nas danças populares da Região Metropolitana do Recife. Localizam-se, no ambiente escolar os efeitos negativos causados pela colonização e como a consciência na construção corporal, gestualidade e estilos de vida interagem na contribuição em aspectos artístico-pedagógicos para a formação humana, o conhecimento sobre si e sobre o outro, a relação de comunicação, a sensibilização e a criatividade. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Subjetividades de gênero | pt_BR |
dc.subject | Danças populares | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Singularidade | pt_BR |
dc.title | Subjetividades de gênero dentro das danças populares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9256164969778957 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4616139892651946 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on investigations and interviews, this paper proposes to carry out some reflections on the corporeality of LGBTTQIAP+ people with an emphasis on gender subjectivity within the popular dances in Pernambuco. In addition, it seeks to discuss about the ways of teaching these dances, through reports of the experiences of these bodies, analyzes of the current teaching system of popular dances in terms of different gender subjectivities. In this way, due importance can be given to the existence of gender disobedient people who live within a violent political regime that forces them to perform a corporeality that nullifies the existence of their own uniqueness in moving. The theme approached was chosen from the interest in deepening and putting into practice studies on gender and dance, enabling a path that ended up triggering questions about disobedient gender bodies within popular dances and their role in the dissident gender society, and also , how it can contribute positively to the human formation of these people. The research that resulted in this paper consisted of a critical explanatory study of educational approaches to dance, focusing on popular dances in the Metropolitan Region of Recife. We trace the negative effects caused by colonization in the Education context and try to identify how awareness of body construction, gestures and lifestyles interact in the contribution of artistic-pedagogical aspects to human development, knowledge about oneself and about the other, the relationship communication, awareness and creativity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Subjetividades de Genero dentro das Danças Populares.pdf | 313,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons