Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47194

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorACSELRAD, Maria-
dc.contributor.authorSANTANA, Rayana Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2022-10-21T16:27:35Z-
dc.date.available2022-10-21T16:27:35Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2022-10-15-
dc.identifier.citationSANTANA, Rayana Cavalcanti de. Autoetnografia de um processo intensivo de aprendizagem do ballet: corpo, cultura e experiência Orientadora: Maria Acselrad, 2022, 70 p.TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47194-
dc.description.abstractAutoetnografia de um processo intensivo de aprendizagem do ballet: corpo, cultura e experiência é o resultado de uma pesquisa que surgiu de minha participação no Curso Intensivo de Inverno no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez (CIBDAS), localizado em Leiria, Portugal, em janeiro de 2022. Pelo interesse em refletir minha experiência de aprendizagem a partir da abordagem da antropologia da dança, fiz uso dos métodos etnográfico e autoetnográfico, sendo que neste último, a complexidade está no fato de que o mesmo sujeito que pesquisa é pesquisado. Assim, trago à tona o que habita nessa pessoalidade e subjetividade, tais como aspectos corporais, emocionais e sensoriais - que também são corpo - , como parte fundamental da pesquisa. Através da descrição de alguns episódios vivenciados durante o campo da pesquisa, pondero sobre informações guardadas na cultura do ballet, na minha experiência como artista docente e reflito sobre o que acontece quando a dança é dançada e vivenciada dessa forma, nessas específicas condições de ensino e aprendizado.pt_BR
dc.format.extent71 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectantropologia da dançapt_BR
dc.subjectautoetnografiapt_BR
dc.subjectprocesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectcurso intensivopt_BR
dc.subjectballetpt_BR
dc.titleAutoetnografia de um processo intensivo de aprendizagem do ballet: corpo, cultura e experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3505791298707108pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8545891392846673pt_BR
dc.description.abstractxAutoethnography of an intensive ballet learning process: body, culture and experience is the result of a research that emerged from my participation in the Intensive Winter Course at the Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez (CIBDAS), located in Leiria, Portugal, in January 2022. For the interest in reflecting my learning experience from the Anthropology of Dance, I made use of ethnographic and autoethnographic methods, the latter being, in a complex way, the same subject that researches is researched. Therefore, what inhabits this personality and subjectivity, such as bodily, emotional and sensorial aspects - which are also the body - is brought to light as a fundamental part of the research. Through the description of some episodes experienced in the field, I ponder on information stored in the ballet culture and reflect on what happens when dance is danced and experienced in this way, in these specific teaching and learning conditions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayana Cavalcanti de Santana VERSÃO DEFINITIVA.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons