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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Márcia Virgínia Bezerra de-
dc.contributor.authorSILVA, Luan Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-10-21T16:53:29Z-
dc.date.available2022-10-21T16:53:29Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.date.submitted2022-10-15-
dc.identifier.citationSILVA, Luan Ferreira da. Expressividade Pessoal na Dança e Educação Somática: um relato de experiência no grupo de pesquisa Corpo-Conexão. Orientadora: Márcia Virgínia Bezerra de Araújo. 2022, 70 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47198-
dc.description.abstractA presente pesquisa visou abordar múltiplas reflexões sobre os estudos do corpo em movimento ancoradas nas experiências pessoais e coletivas no grupo de pesquisa Corpo-Conexão, visando o desenvolvimento da expressividade pessoal fundamentadas no Body-Mind Centering (BMC ™ ) - abordagem da Educação Somática - e pelas vias metodológicas da pesquisa Somático-Performativa, integrando a Prática Artística como Pesquisa na pesquisa em dança. Este estudo compreende também o trabalho com a própria biografia, a partir da observação das leis da Biografia Humana Antroposófica, entendendo a importância da integração do ser. Ambas são consideradas abordagens que proporcionam ao artista da dança traçar sua própria trajetória por caminhos do autoconhecimento em suas estratégias metodológicas e processos artísticos. Ou seja, escrever com/em dança significa abrir-se a um jogo dinâmico de se perceber no/com o espaço, que tem como objetivos uma educação integral do corpo, através de uma autoconsciência da própria pesquisa. A pesquisa veio sendo atravessada por imagens, memórias, sensações, percepções do corpo, de si e do outro, criações e sonhos que se desenvolvem de forma poética no fazer da pesquisa científica. O sentido de ancorar todas experiências ao corpo, foi expressar em movimentos todos esses saberes que me atravessaram ao longo desses estudos transdisciplinares, que resultaram em uma criação artística através de uma videodança, inspirada em um poema-dança.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExpressividadept_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.titleExpressividade pessoal na dança e educação somática: um relato de experiência no grupo de pesquisa Corpo-Conexãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0561267122307684pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078732874183056pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed to approach multiple reflections on the studies of the body in movement anchored in personal and collective experiences in the Corpo-Conexão research group, aiming at the development of personal expressiveness based on the Body-Mind Centering (Somatic Education approach) through the methodological ways of Somatic-Performative approach integrating Artistic Practice as Research, in dance research. I also understand the practical studies of the laws of Anthroposophical Human Biography, understanding the importance of integrating the being. Both are considered approaches that allow the dance artist to trace their own trajectory through paths of self-knowledge in their methodological strategies and artistic processes. In other words, writing with/in dance means opening oneself to a dynamic game of perceiving oneself in/with space, which aims at an integral education of the body, through a self-awareness of the research itself. The research has been crossed by images, memories, sensations, perceptions of the body of the self and the other, creations and dreams that develop in a poetic way in the making of scientific research. The meaning of anchoring all experiences to the body was to express in movements all this knowledge that crossed me throughout these transdisciplinary studies, which resulted in an artistic creation through a videodance, inspired by a poemdance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

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