Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47202

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIRÊDO, Jefferson Elias de-
dc.contributor.authorSANTANA, Orunmillá Moura de-
dc.date.accessioned2022-10-21T17:03:09Z-
dc.date.available2022-10-21T17:03:09Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2022-08-24-
dc.identifier.citationSANTANA, Orunmillá Moura de. Meia-noite: fractos de memória em espiral. 2021, 29 p. Orientador: Jefferson Elias de Figueirêdo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Dança, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, UFPE, 2021..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47202-
dc.description.abstractO presente artigo busca acessar os caminhos que acionaram a criação do espetáculo “Meia-noite”, de minha concepção, interpretação e direção, a fim de desvelar a estrada para sua construção, as pedras, buracos, obstáculos, espaços e pessoas presentes, consequentes encontros e trocas com os mesmos. Faz-se uso da memória no intuito de trazer à tona processos artísticos-pedagógicos e culturais presentes em minha trajetória pessoal, compreendendo que esse acesso torna-se fundamental para revelar a estrutura epistemológica e dramatúrgica em que a construção do espetáculo se ancora. Desse modo, a partir do encontro com as obras de autores como Domingues (2006), Ferraz (2018), Fortin (2006), Martins (2002), Rosa (2013), Rufino (2016), Santana (2021), Simas (2018), entre outros(as), esse artigo busca dialogar com conceitos que colaborem com o entendimento acerca da importância da construção de conhecimento afro-diaspórico para cena da dança brasileira. Com isso, propondo esmiuçar e problematizar as escolhas e resoluções encontradas no espetáculo, suas importâncias simbólicas e paralelo com a cultura popular.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDança. Meia-noite. Cultura negra. Memóriapt_BR
dc.titleMeia-noite: fractos de memória em espiralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9797889200415430pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9217040977434775pt_BR
dc.description.abstractxhis article seeks to access the paths that triggered the creation of the show "Meia noite" of my conception, interpretation and direction, in order to unveil the road for its construction, the stones, holes, obstacles, spaces and people present, consequent encounters and exchanges with them. Memory is used in order to bring to light artistic pedagogical and cultural processes present in my personal trajectory, understanding that this access becomes essential to reveal the epistemological and dramaturgical structure in which the construction of the show is anchored. Thus, from the encounter with the works of authors such as Domingues (2006), Ferraz (2018), Fortin (2006), Martins (2002), Rosa (2013), Rufino (2016), Santana (2021), Simas ( 2018), among others, this article seeks to dialogue with concepts that contribute to the understanding of the importance of building Afro-diaspora knowledge for the Brazilian dance scene. With that, proposing to break down and problematize the choices and resolutions found in the show, its symbolic importance and parallel with popular culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Orunmillá Moura de Santana-versão final.pdf308,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons