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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47217
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Título : | Representações sociais de desigualdade social em contexto da educação física escolar : com a palavra os/as estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco |
Autor : | SILVA, Thamiris Izidoro da |
Palabras clave : | Desigualdade social; Educação física escolar; Representações sociais |
Fecha de publicación : | 26-ago-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Thamiris Izidoro da. Representações sociais de desigualdade social em contexto da educação física escolar: com a palavra os/as estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O objetivo do presente estudo é compreender a relação desigualdade social-prática pedagógica da Educação Física escolar, por meio das representações sociais de desigualdade social compartilhadas por estudantes do Ensino Médio de Pernambuco. Adota como referência a Teoria das Representações Sociais, com destaque na abordagem sociogenética. Para tanto, a investigação utilizou como instrumento questionário com perguntas abertas e fechadas, construído e aplicado por meio do Gloogle Forms, sendo respondido por 139 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Os dados coletados foram analisados recorrendo a técnica de análise de conteúdo, categorial temática (BARDIN, 2001). Tal técnica, permitiu a categorização do corpus, a partir das unidades: conceito, dificuldades, identificações e contribuições. Os resultados apontam que os principais elementos das representações sociais, amparados às relações entre desigualdade social e prática pedagógica da Educação Física, estão associados as questões de gênero, a deficiência, as inseguranças e diversidades que envolvem o corpo humano, práticas pedagógicas sexistas, as diferenças e a fatores econômicos. Além disso, a desigualdade social em contexto da Educação Física escolar, foi ainda considerada como algo que promove a exclusão das pessoas das aulas por suas diferenças corporais, o exercício das desigualdadee de gênero, o menosprezo de pessoas com deficiência, a diferença no trato do conteúdo ensinado, a desigualdade racial, falta de acessibilidade e a falta de materiais para as aulas. Entretanto, os estudantes também viram na Educação Física escolar viabilidades para a superação de tais desigualdades, reconhecidas por eles. Indicando que essas possibilidades podem ser realizadas por meio de atividades que todos participem, pela inclusão das pessoas nas práticas pedagógicas, o olhar mais atento dos professores, tratamento igualitário entre estudantes e professores, atitudes pedagógicas que reverberem no ensino desse componente curricular, aulas acessíveis para todos, oportunidades e incentivos, eventos esportivos e a preocupação com questões sociais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47217 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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