Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47257

Compartilhe esta página

Título: Data driven worth funding conditions : a study on the likelihood of venture capital backed companies’ success in Brazil
Autor(es): JANISZEWSKI, Vanessa
Palavras-chave: Capital de risco; Empresas; Competência administrativa
Data do documento: 25-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: JANISZEWSKI, Vanessa. Data driven worth funding conditions: a study on the likelihood of venture capital backed companies’ success in Brazil. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho busca aprimorar a compreensão a respeito de empresas financiadas por capital de risco e métodos de se alcançar sua mensuração quanto a diferentes critérios de sucesso. Para tanto, esta tese é dividida em quatro capítulos: (i) estudo bibliográfico a respeito de empresas financiadas por capital de risco, sua origem, fundamentação teórica e desenvolvimento; (ii) revisão sistemática de estudos empíricos que levantam ‘successo’ como métrica de mensuração das empresas financiadas por capital de risco e como tais definições se relacionam com diferentes variáveis preditivas; (iii) estudo empírico com dados de empresas de empresas brasileiras financiadas por capital de risco, o qual faz uso de variáveis independentes não financeiras e cinco definições de sucesso, a fim de propor diferentes modelos de regressão estatística não lineares, e; (iv) discussão geral ressaltando os principais achados, limitações e pesquisas futuras. A presente pesquisa levantou que existem cinco grupos comumente utilizados pela academia quanto à definição de sucesso, são eles: saídas (exits), sobrevivência, montante de capital de investimento levantado, número de rodadas de investimento e escalas autodesenvolvidas. Diferentes definições de sucesso podem sim levar a diferentes resultados. Em nossa pesquisa empírica com dados brasileiros, como principal resultado, foi encontrado que montante de capital de investimento levantado é a variável dependente que possui um maior poder associativo com as variáveis não financeiras levantadas, apresentando um KS máximo de 37% e AuRoc de 0,82. As variáveis independentes que mais se destacam foram quanto à educação estrangeira dos fundadores, portador de diploma MBA e quantidade de fundadores sócios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47257
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Vanessa Janiszewski.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons