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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47282

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Diógili Vicente da-
dc.date.accessioned2022-10-27T11:51:55Z-
dc.date.available2022-10-27T11:51:55Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Diógili Vicente da. Probabilidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: uma análise com os critérios de idoneidade epistêmica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47282-
dc.description.abstractUm ponto relevante em nossa proposta de estudo se dá pelo fato de que o livro didático é uma das principais ferramentas de auxílio ao trabalho do professor e esse recurso reflete no ensino do conteúdo que está sendo trabalhado. Em nosso trabalho, abordaremos como os conceitos probabilísticos são discutidos nos livros didáticos voltados ao Ensino Fundamental anos finais. Neste estudo tivemos como objetivo analisar à luz dos indicadores de idoneidade epistêmica as abordagens do ensino da Probabilidade em coleções de livros didáticos nos anos finais do ensino fundamental. Como marco teórico assumimos a Teoria da Idoneidade Didática subjacente ao modelo teórico do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática – EOS. Metodologicamente, selecionamos três coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental anos finais (6o ano ao 9o ano), na qual mapeamos as atividades de Probabilidade trazidas pelos livros, e a partir disso a análise destas atividades se deu por meio dos indicadores de Idoneidade Epistêmica, tais como contextos e linguagens, considerando inclusive os diferentes significados deste conceito. Analisamos 160 atividades das referidas coleções. Com a produção e análise de dados, notamos que, de maneira geral, concernente aos significados, temos que as coleções analisadas apresentam em sua maioria o significado clássico em 86,25% do total das 160 atividades mapeadas e assim os demais significados são pouco explorados. Em relação ao contexto e a linguagem abordada nessas atividades, percebemos que a maioria das atividades abordam contextos de “jogos de sorte/ azar” não explorando situações do cotidiano, tais como: saúde, questões financeiras, tomadas de decisão articulado com dados estatísticos. Com relação a linguagem, podemos analisar que há uma grande utilização de uma linguagem verbal-simbólica nas atividades, na qual a utilização de uma linguagem gráfica e tabular é muito pouco utilizada. Portanto, chegamos a conclusão que as coleções analisadas não contemplam de forma satisfatória o trabalho com a probabilidade em relação ao diferentes significados deste conceito, sua linguagem e seus contextos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleProbabilidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental : uma análise com os critérios de idoneidade epistêmicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6810376898318024pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxUn punto relevante en nuestra propuesta de estudio se da por el hecho de que el libro didáctico es una de las principales herramientas de auxilio al trabajo del profesor y este recurso refleja sobre la enseñanza de los contenidos que se está trabajando. En nuestro trabajo, abordaremos cómo se discuten los conceptos probabilísticos en los libros didácticos destinados a los últimos años de la Escuela Primaria. En este studio, nuestro objetivo fue analizar, a la luz de indicadores de idoneidad epistémica, los enfoques de la enseñanza de la Probabilidad en las colecciones de libros didácticos en los últimos años de la escuela primaria. Como marco teórico asumimos la Teoría de la Idoneidad Didáctica subyacente al modelo teórico del Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemática - EOS. Metodológicamente, se seleccionaron tres colecciones de libros didácticos de Matemáticas para los últimos años de Educación Primaria (6° a 9° año), en los cuales mapeamos las actividades de Probabilidad que traen los libros, y a partir de eso se realizó el análisis de estas actividades a través de los indicadores de Probabilidad Epistémica, tales como contextos y lenguajes, considerando incluso los diferentes significados de este concepto. Analizamos 160 actividades de estas colecciones. Con la producción y análisis de datos, notamos que, en general, en cuanto a los significados, temenos que las coleciones analizadas presentan mayoritariamente el significado clássico en 86,25% del total de 160 actividades mapeadas y por lo tanto los otros significados son poco explorados. En cuanto al contexto y lenguaje abordado en estas actividades, notamos que la mayoría de las actividades abordan contextos de “juegos de suerte / azar” sin explorar situaciones cotidianas, tales como: salud, cuestiones financieras, toma de decisiones articuladas con datos estadísticos. Con respect al linguaje, podemos analizar que existe un gran uso del lenguaje verbal-simbólico en las actividades, en las que se utiliza muy poco el uso de un lenguaje gráfico y tabular. Por tanto, llegamos a la conclusión de que las colecciones analizadas no contemplan satisfactoriamente el trabajo con probabilidad en relación a los diferentes significados de este concepto, su lenguaje y sus contextos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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