Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47346

Compartilhe esta página

Título: Determinantes sociodemográficos do consumo de alimentos in natura e ultraprocessados por adultos residentes em Pernambuco, Brasil.
Autor(es): OLIVEIRA, Renata Kelly Gomes
Palavras-chave: Consumo alimentar; Alimentos in natura; Alimentos ultraprocessados; Determinantes sociais da saúde
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: OLIVEIRA, Renata Kelly Gomes. Determinantes sociodemográficos do consumo de alimentos in natura e ultraprocessados por adultos residentes em Pernambuco, Brasil. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O intuito principal do estudo foi avaliar os determinantes sociodemográficos do consumo de alimentos in natura e ultraprocessados em adultos residentes em Pernambuco-Brasil, no biênio 2015/2016. Trata-se de um estudo transversal e analítico, com dados secundários, provenientes da Pesquisa Estadual de Saúde e Nutrição (PESN) realizada no biênio 2015/16, em Pernambuco. A população do estudo foi constituída por adultos entre 20 e 59 anos de idade, de ambos os sexos. As variáveis sociodemográficas foram coletadas por intermédio de questionário estruturado. O consumo alimentar foi mensurado através do questionário de frequência alimentar (QFA) do tipo qualitativo desenvolvido por Furlan-Viebig e Pastor-Valero (2004). Os parâmetros área de habitação e escolaridade foram associados ao consumo dos dois grupos analisados (protetores e de risco à saúde). A idade foi determinante do consumo de alimentos ultraprocessados, enquanto o número de pessoas no domicílio, renda e tratamento de água influenciaram o consumo de alimentos in natura. Além disso, o consumo de in natura e ultraprocessados foi diretamente proporcional, ou seja, à medida que a ingestão de um aumentava o outro também era mais elevado. Vê-se, assim, que diversos parâmetros sociodemográficos exercem influência sobre o consumo alimentar dos indivíduos. Dessa forma, identificar as mudanças e determinantes da dieta ao longo do tempo numa perspectiva sistêmica levando em consideração as dinâmicas dos sistemas alimentares global e local é imprescindível para o desenvolvimento de ações integradas e complementares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47346
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Renata Kelly Gomes Oliveira.pdf394,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons