Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47366

Compartilhe esta página

Título: Coordenador pedagógico : representações sociais e práticas na escola pública em tempos de pandemia
Autor(es): RAMOS, Maria Isabel Francisco da Silva
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico; Representações Sociais; Pandemia
Data do documento: 20-Out-2022
Abstract: Este estudo teve por objetivo identificar as representações sociais dos coordenadores pedagógicos acerca do seu trabalho no contexto da pandemia e indicar como tais representações estão relacionadas às suas práticas na escola pública. Realizamos uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo desenvolvido em duas fases. Na primeira, foi realizada entrevista semiestruturada com 10 coordenadoras da Rede Municipal do Recife, na segunda foi feita observação direta da prática de uma coordenadora pedagógica. Analisamos o material coletado com o apoio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que, nas representações sociais das coordenadoras, seu trabalho durante a pandemia foi difícil, afetado pelo distanciamento social e falta de acesso a recursos tecnológicos. No entanto, este profissional buscou oferecer suporte à comunidade escolar para a garantia da aprendizagem dos alunos. Ao relacionar essas representações às práticas de uma coordenadora, constatamos que a coordenação exerce múltiplas funções, que comprometem sua atuação na formação continuada de docentes na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47366
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Isabel Francisco da Silva Ramos.docx.pdf220,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons