Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47374
Compartilhe esta página
Título: | Literatura Infantil e o curso de Pedagogia da UFPE : desafios e contribuições à formação de novos professores |
Autor(es): | SILVA, Joyce Kelen dos Santos GONÇALVES, Maria Luiza Batista |
Palavras-chave: | Literatura infantil; Letramento Literário; Formação do leitor; Formação Docente |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Abstract: | Este trabalho objetivou compreender em que medida o curso de Pedagogia da UFPE tem contribuído na formação de novos professores, no que diz respeito ao tratamento da literatura infantil e mais especificamente, ao desenvolvimento do leitor literário. Tomamos o conceito de letramento literário apresentado por Cosson (2009) e nos apoiamos em autores como Zilberman (2004), Lajolo (2000), Coelho (2010) que discutem a respeito dos objetivos da literatura infantil na escola. Partimos da seguinte questão: de que maneira o curso de Pedagogia da UFPE - campus Recife, tem contribuído para a formação inicial docente em relação a literatura infantil? Realizamos a análise do Projeto Pedagógico do curso (PPC) e do Referencial Curricular, observando as disciplinas que continham em sua ementa alguma relação com literatura infantil. Também aplicamos 33 questionários e 06 entrevistas com alunos concluintes do curso objetivando conhecer suas experiências e compreensão acerca do ensino da literatura infantil e do desenvolvimento do letramento literário. Observamos que o curso de Pedagogia da UFPE apresenta algumas disciplinas que tratam indiretamente da temática, mas não há disciplinas obrigatórias com foco em literatura infantil. As eletivas são escassas de maneira que nem todos os alunos têm acesso ao debate para o desenvolvimento do letramento literário na escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47374 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joyce Kelen dos Santos Silva e Maria Luiza Batista Luiza Batista Gonçalves.pdf | 324,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons