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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Ana Lúcia Galvão-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Davi da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-08T13:04:41Z-
dc.date.available2022-11-08T13:04:41Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-11-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Davi da Silva. Formação Humana e Identidades LGBTQ+: Algumas considerações sobre a relevância das temáticas na Educação sob o ponto de vista de licenciandos do Curso de Matemática-Licenciatura - UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47379-
dc.description.abstractÉ indispensável encarar a Educação enquanto instância capaz de instigar uma transformação social, principalmente ao contemplar a Formação Humana. Contudo, estamos inseridos em uma realidade acadêmica que supervaloriza o desenvolvimento cognitivo dos alunos, em detrimento de demais aspectos considerados igualmente importantes à completude do ser humano. Para tanto, há de haver um comprometimento das Instituições e dos docentes, principalmente se levarmos em consideração algumas dimensões, como a dimensão de gênero e a da sexualidade, que evocam certa polêmica em nossa sociedade. O nosso estudo se justifica pela necessidade e importância de reconhecermos as Identidades LGBTQ+ enquanto aspectos inerentes à Formação Humana, sob a perspectiva da abordagem da Multidimensionalidade do Ser. Reconhecemos a escola enquanto um dispositivo normalizador que constitui seres humanos sob uma perspectiva heterocisnormativa em quaisquer salas de aulas, incluindo a de Matemática. Nesse caminho, traçamos, como objetivo geral: Analisar a percepção de um grupo de graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste (CA) sobre o objetivo da Educação em relação à Formação Humana e às Identidades LGBTQ+. A nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva e exploratória e utilizamos um questionário como instrumento de coleta, produção e constituição de dados, divulgado através da plataforma do Google Forms, contando com a adesão de 20 participantes. De maneira geral, a maioria constatou que as temáticas abordadas eram relevantes e perceberam a importância da Formação Humana enquanto o objetivo final da Educação, com efeitos ao desenvolvimento integral dos indivíduos, incluindo as Identidades LGBTQ+. Além disso, reconheceram a existência do preconceito e o silenciamento diante da marginalização. Identificamos escassez de materiais acessíveis e a falta de embasamento sobre estas temáticas durante a formação acadêmica. Ainda assim, muitos se mostraram dispostos a se mobilizar contra discursos que pudessem ferir quaisquer vidas. Em contrapartida, ainda houve participantes que se mostraram receosos em como contemplar a temática da diversidade. Em virtude das perspectivas preconceituosas, ainda existentes, dentro e fora da Escola, urge assumirmos a perspectiva da inclusão e o respeito às diferenças, instigando uma Formação verdadeiramente Humana que esteja pautada no autoconhecimento e autocuidado.pt_BR
dc.format.extent95p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidades LGBTQ+pt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.subjectSala de aula de Matemáticapt_BR
dc.titleFormação Humana e Identidades LGBTQ+: Algumas considerações sobre a relevância das temáticas na Educação sob o ponto de vista de licenciandos do Curso de Matemática-Licenciatura - UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0975716749551837pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.description.abstractxIt is essential to face Education as an instance capable of instigating a social transformation, especially when contemplating Human Formation. However, we are inserted in an academic reality that overvalues the cognitive development of students, to the detriment of other aspects considered equally important to the completeness of the human being. Therefore, there must be a commitment from the Institutions and from the teachers, especially if we take into consideration some dimensions, such as gender and sexuality, which evoke some controversy in our society. Our study is justified by the need and importance of recognizing LGBTQ+ Identities as inherent aspects of Human Formation, from the perspective of the Multidimensionality of Being approach. We recognize school as a normalizing device that constitutes human beings under a heterocisnormative perspective in any classroom, including Mathematics. We set as a general objective: To analyze the perception of a group of undergraduate students of the Undergraduate Mathematics Course of the Federal University of Pernambuco (UFPE), Agreste Campus (CA) about the purpose of Education in relation to Human Formation and LGBTQ+ Identities. Our research is characterized as qualitative, descriptive and exploratory and we used a questionnaire as an instrument for data collection, production and constitution, disseminated through the Google Forms platform, counting with the adhesion of 20 participants. In general, the majority found that the themes addressed were relevant and perceived the importance of Human Formation as the ultimate goal of Education, with effects on the integral development of individuals, including LGBTQ+ Identities. In addition, they recognized the existence of prejudice and silencing in the face of marginalization. We identified a scarcity of accessible materials and a lack of background on these themes during their academic formation. Even so, many showed themselves willing to mobilize against speeches that could hurt any lives. On the other hand, there were still participants who were afraid of how to contemplate the theme of diversity. Due to the prejudiced perspectives that still exist inside and outside the school, it is urgent that we assume the perspective of inclusion and respect for differences, instigating a truly human education that is based on self-knowledge and self-care.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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