Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Suzano de Aquino-
dc.contributor.authorMORAES, Anisio Lemos de-
dc.date.accessioned2022-11-08T18:43:03Z-
dc.date.available2022-11-08T18:43:03Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-02-
dc.identifier.citationMORAES, Anisio Lemos de. Liberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47405-
dc.description.abstractPara poder pensar por que, para quem e como ensinamos filosofia, ter consciência da situação de onde partimos é algo fundamental. Diante disso a escolha de pensar em conjunto com os textos de Sartre como praticar um ensino de filosofia que estimule a autonomia de todos os estudantes e ocorra da maneira mais acessível que for possível. Outro filósofo de extrema importância e também ferrenho defensor da Liberdade e da educação emancipadora foi Paulo Freire, figura incontornável se queremos seriamente pensar sobre formas de educação libertadoras, não só no Brasil, mas no mundo todo. Assim, é em diálogo com Freire e Sartre que embarcamos no desafio de pensar como e até onde o filósofo francês nos ajuda a pensar o indivíduo em situação, sua necessidade de cooperar com os outros, a importância de entender bem o lugar e momento em que se está situado, bem como os paralelos com o ideal pedagógico de Freire.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSartrept_BR
dc.titleLiberdade e educação: a filosofia de J-P Sartre como fundamento para o ensino de filosofiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8259017209942697pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.description.abstractxAfin de pouvoir réfléchir au pourquoi, à qui et comment on enseigne la philosophie, être conscient de la situation dont on part est fondamental. Face à cela, le choix de penser avec les textes de Sartre comment pratiquer un enseignement de la philosophie qui stimule l'autonomie de tous les élèves et se déroule de la manière la plus accessible possible. Un autre philosophe extrêmement important et également un ardent défenseur de la liberté et de l'éducation émancipatrice était Paulo Freire, une figure incontournable si nous voulons sérieusement penser à des formes d'éducation libératrices, non seulement au Brésil, mais dans le monde entier. Ainsi, c'est en dialogue avec Freire et Sartre que nous nous lançons le défi de penser comment et dans quelle mesure le philosophe français nous aide à penser l'individu en situation, son besoin de coopérer avec les autres, l'importance de bien comprendre les lieu et moment où il se situe, ainsi que les parallèles avec l'idéal pédagogique de Freire.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anisio Lemos de Moraes.pdf164,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons