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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47431
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FURTADO, Artur Muniz Szpak | - |
dc.contributor.author | SILVA, Matheus Bezerra da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T22:52:53Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T22:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus Bezerra da Cunha. Análise de viabilidade de uma estação de recarga rápida de veículos elétricos suprida por um sistema fotovoltaico. 2022. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47431 | - |
dc.description.abstract | A atual preocupação com o meio ambiente e os problemas causados pela emissão de gases poluentes, resultam numa busca maior por fontes alternativas para a geração de energia e para mobilidade urbana. Por isso é possível ver um crescimento acelerado na utilização da geração de energia por sistemas fotovoltaicos, assim como aumento no número de veículos elétricos. Para que o crescimento dos veículos continue, é preciso ter uma rede de infraestrutura para suporte para o crescimento, como as estações de recarga. O trabalho visa integrar duas soluções para os problemas apresentados através de um estudo de viabilidade econômica da utilização de uma estação de recarga rápida de veículos elétricos com fins comerciais, alimentada por um sistema fotovoltaico. Para a análise foi comparado dois projetos: um somente conectado à rede elétrica e outro com a utilização de um sistema fotovoltaico conectado à rede (SFCR). E com o intuito de tornar os resultados mais próximos de uma situação real, foi feita a análise considerando 3 cenários: um otimista, um realista e um pessimista. | pt_BR |
dc.format.extent | 77p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estação de recarga rápida | pt_BR |
dc.subject | Sistemas fotovoltaicos | pt_BR |
dc.subject | veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | energia solar | pt_BR |
dc.title | Análise de viabilidade de uma estação de recarga rápida de veículos elétricos suprida por um sistema fotovoltaico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8501805975665113 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2803902369864664 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The current concern about the environment and the problems caused by the emission of polluting gases, results in an intense search for alternative sources of energy generation and urban mobility. Therefore, it is possible to see an accelerated growth in the use of energy generation by photovoltaic systems, as well as an increase in the number of electric vehicles. For the growth of vehicles to continue, it is necessary to have an infrastructure network to support the growth, such as charging stations. The work aims to integrate two solutions to the problems presented, through an economic feasibility analysis of the use of a fast-charging station for electric vehicles with commercial purposes, powered by a photovoltaic system. For the analysis, two projects were compared: one only connected to the electric grid and the other using the photovoltaic system connected to the electric grid. And in order to get results as close as possible to a real situation, the analysis was developed considering 3 different scenarios: an optimistic, a realistic and a pessimistic. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Elétrica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC_Matheus_Bezerra_Versao_Final.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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