Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47479

Compartilhe esta página

Título: Bullying Docente : Impactos E Dificuldades Emocionais Vivenciadas Por Estudantes Do Curso De Pedagogia Do Centro De Educação/UFPE.
Autor(es): SANTOS, Vinícius de Oliveira
Palavras-chave: Abuso; Bullying; Docência; Educação; Violência; Pedagogia; UFPE
Data do documento: 12-Ago-2020
Citação: SANTOS, Vinícius. Bullying Docente: Impactos E Dificuldades Emocionais Vivenciadas Por Estudantes Do Curso De Pedagogia Do Centro De Educação/UFPE.2022. Trabalho de Conclusão de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020
Abstract: Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada como exigência para a conclusão da graduação em Pedagogia, e teve por objetivo analisar os conflitos, consequências pessoais e acadêmicas em estudantes vítimas da prática opressora de alguns docentes no curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE. É um estudo qualitativo sobre a temática bullying, e identifica os fatores que levam à prática dessa violência por parte dos docentes e os desgastes psicológicos causados por essa agressão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, e analisado a partir do referencial teórico escolhido.. Foram utilizados questionários e entrevistas através das plataformas online disponíveis (Google Formulários e redes sociais) análise de artigos e livros sobre a temática para compreensão de comportamentos apresentados e descritos pelos protagonistas das situações descritas.Através do aprofundamento no material analisado afirmamos a recorrência dos casos de bullying na universidade e a falta de enfrentamento e de apoio aos estudantes do curso de graduação em tela por parte de órgãos internos. As consequências observadas são altos percentuais de desistências de disciplinas, consequências físicas e psicológicas desenvolvidas após as experiências negativas em sala de aula com a opressão docente retratada através da violência simbólica. Entre os entrevistados, 6 não terminaram as disciplinas em que ocorreram os abusos, foram relatados pelos estudantes grande falta de empatia e negligência de alguns docentes na resolução dos casos e foram ainda evidenciados empecilhos pessoais como crises de ansiedade, depressão, falta de estímulo profissional, dificuldades cognitivas e baixo auto estima enfrentados pelos estudantes a curto e longo prazo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47479
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vinícius de Oliveira Santos.pdf726,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons