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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47545
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Augusto Vinícius Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T10:48:39Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T10:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Augusto Vinícius Oliveira da. O papel de documentos curriculares, livros e outros materiais didáticos nas práticas de ensino de professoras da Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47545 | - |
dc.description.abstract | Vivemos em uma sociedade na qual a escrita está presente em todos os lugares e, por isso, é parte fundamental da vida das pessoas. Tal tendência não é indiferente às crianças, cujo contato com a língua escrita se inicia antes mesmo de ingressar no espaço escolar. Mas, apesar disso, constantemente põe-se a questão a pertinência do ensino da língua escrita na Educação Infantil. Entendemos que não se pode negligenciar o direito de as crianças aprenderem sobre a escrita e sua função social. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar o papel que documentos curriculares, livros e outros materiais didáticos desempenham nas práticas de ensino da língua escrita adotadas por professoras da Educação Infantil de escolas de redes municipais de Pernambuco. Como lentes teóricas sobre a realidade, buscamos o auxílio em Morais (2012), Soares (2011), Brandão e Leal (2010) e Morais e Silva (2010), que nos ajudaram na compreensão do complexo Sistema de Escrita Alfabética, o SEA, e dos seus processos de ensino e de aprendizagem; Morais, Silva e Nascimento (2020), que discutem a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL/MEC, 2017), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL/SEF, 1998),;Brandão e Leal (2013) e Nogueira (2019), que nos permitiram reflexões acerca do tratamento da língua escrita em documentos oficiais/curriculares na Educação Infantil; e, por fim, Brandão e Silva (2017), Corsino e Branco (2016) e Araujo e Silva (2021), que nos ajudaram na discussão acerca dos livros e de outros matérias didáticos na Educação Infantil. Em nossa metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa e, para geração de dados, utilizamos a “sondagem de opinião”, através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, a partir do que propõe Minayo (2007). Para análise e discussão dos dados, utilizamos, também, a análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2004). Participaram de nosso estudo 20 professoras das redes municipais de ensino das cidades de Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Toritama, São Caetano e Catende, todas cidades pernambucanas. Em nossos resultados, chegamos à conclusão de que o ensino da língua escrita parece ser realizado por, ao menos, 75% das respondentes, por meio de práticas em que alfabetização e do letramento caminham juntos. Também percebemos que os documentos oficiais, sobretudo a BNCC, e livros e outros materiais didáticos tem influência nas práticas de ensino da língua escrita desenvolvidas pelas professoras, embora não seja direta e linear, na qual tais dispositivos atuariam determinando os fazeres docentes. Quanto aos documentos curriculares e suas influências nas práticas de ensino, percebemos que havia um reconhecimento da importância da existência de currículos e que 80% das respostas das professoras indicaram que a BNCC era utilizada para planejamentos diários, semanais, mensais e anuais. No que se refere aos livros didáticos, percebemos que estavam presentes nas práticas de 70% das professoras, que, apesar disso, apresentaram, em sua maioria, críticas contundentes a esses materiais. As professoras também mencionaram o uso de outros recursos didáticos, tais como livros paradidáticos/literários e jogos, que, ao estarem presentes em sala de aula, são indutores de práticas significativas de letramento e de alfabetização. Por fim, percebemos que, sim, é possível alfabetizar e letrar na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Documentos curriculares | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O papel de documentos curriculares, livros e outros materiais didáticos nas práticas de ensino da língua escrita de professoras da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3152333716933670 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.description.abstractx | We live in a society in which writing is present everywhere and, therefore, is a fundamental part of people's lives. This tendency is not indifferent to children, whose contact with the written language begins even before entering the school space. But, despite this, the question is constantly raised about the relevance of teaching written language in Early Childhood Education. We understand that the right of children to learn about writing and its social function cannot be neglected. In view of this, the present work aimed to investigate the role that curricular documents, books and other teaching materials play in the written language teaching practices adopted by teachers of Early Childhood Education in municipal schools in Pernambuco. As theoretical lenses on reality, we sought help in Morais (2012), Soares (2011), Brandão and Leal (2010) and Morais e Silva (2010), who helped us to understand the complex Sistema de Escrita Alfabética (Alphabetic Writing System), the SEA, and its teaching and learning processes; Morais, Silva and Nascimento (2020), who discuss the Base Nacional Comum Curricular (BRASIL/MEC, 2017), the Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL/SEF, 1998); Brandão and Leal (2013) and Nogueira (2019), which allowed us to reflect on the treatment of written language in official/curricular documents in Early Childhood Education; and, finally, Brandão e Silva (2017), Corsino e Branco (2016) and Araujo e Silva (2021), who helped us in the discussion about books and other didactic materials in Early Childhood Education. In our methodology, we adopted a qualitative approach and, to generate data, we used the “opinion poll”, through a questionnaire with open and closed questions, based on what Minayo (2007) proposes. For data analysis and discussion, we also used content analysis, according to Bardin (2004). Twenty teachers from municipal schools in the cities of Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Toritama, São Caetano and Catende, all cities in Pernambuco, participated in our study. In our results, we came to the conclusion that the teaching of written language seems to be carried out by at least 75% of the respondents, through practices in which literacy and social use of written language go hand in hand. We also noticed that official documents, especially the BNCC, and books and other teaching materials have an influence on the teaching practices of written language developed by teachers, although it is not direct and linear, in which such devices would act determining the teaching actions. As for curricular documents and their influence on teaching practices, we noticed that there was recognition of the importance of the existence of curricula and that 80% of the teachers' responses indicated that the BNCC was used for daily, weekly, monthly and annual planning. With regard to textbooks, we noticed that they were present in the practices of 70% of the teachers, who, despite this, presented, for the most part, scathing criticisms of these materials. The teachers also mentioned the use of other didactic resources, such as paradidactic/literary books and games, which, when present in the classroom, are inductors of significant literacy and literacy practices. Finally, we realized that, yes, it is possible to alphabetize with social use of written language in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4858-6819 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC - Augusto Vinícius Oliveira da Silva.pdf | 538,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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