Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47547

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorFLORENCIO, Jhonatha Filipe Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-11-16T11:08:29Z-
dc.date.available2022-11-16T11:08:29Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47547-
dc.description.abstractNeste trabalho foi realizado um estudo de caso, onde foi possível identificar e elaborar um planejamento estratégico de uma empresa situada no agreste pernambucano, com intuito de proporcionar um melhor desenvolvimento de suas funções e torná-la mais competitiva no mercado. O objetivo desta pesquisa foi fazer a análise estratégica de uma pequena empresa, situada na Feira de Caruaru, através análise SWOT, como ferramenta de planejamento e orientação estratégica. E propor planos de ações para os principais objetivos. Assim, primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura com temas importantes para a construção do trabalho. Houve a caracterização da empresa estudo de caso e a aplicação de 8 questionários com 5 clientes, 2 colaboradores e o gestor. Com foco nas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas com as dimensões da qualidade. Em seguida, foi feita a construção da matriz SWOT para, assim, identificar os objetivos estratégicos. E, logo depois, a utilização da ferramenta 5W1H com esses objetivos, com o intuito de criar planos de ação para que a empresa consiga atingir suas metas a curto, médio e longo prazo. Como resultados desse estudo, alguns objetivos estratégicos foram pré-estabelecidos, assim como, os planos de ações elaborados para a solução dos problemas encontrados dentro da organização, tais como: o tempo de resposta, o atendimento online e a variedade nos designs. Alguns dos objetivos estratégicos foram investir na durabilidade das peças para combater os concorrentes; explorar o atendimento especial como diferencial frente ao aumento de preços; aproveitar a localização privilegiada como diferencial aos novos negócios e investir em divulgação dos designs dos produtos por meio das novas tecnologias. E, para isso, criaram-se alguns planos de ações, tais como: novas parcerias com fornecedores, parcerias com influenciadores e melhorias no acabamento das peças.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDimensões da Qualidadept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAnálise SWOTpt_BR
dc.subjectFerramenta 5W1Hpt_BR
dc.titleAnálise SWOT como ferramenta estratégica: um estudo de caso em uma microempresa na feira de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234990302138536pt_BR
dc.description.abstractxIn this academic thesis the author studied a case where it was possible to intentify and elaborate a strategic planning of a company located in a town of the State of Pernambuco. The main objective is to provide a better development of its functions and make it more competitive compared to other companies, through SWOT analysis, as a planning tool and strategic orientation. First of all, a literature review was carried out with important themes for the construction of the work. There was the characterization of the case study company and the application of 8 questionnaires with 5 customers, 2 employees and the manager, which the focus was on strengths, weaknesses, threats and opportunities related to the dimensions of quality. Then, the SWOT matrix was made to identify the strategic objectives. Soon after, the 5W1H tool was used with these objectives, in order to create action plans so that the company can achieve its goals in the short, medium and long term. As a result of this study, some strategic objectives were pre-established, as well as action plans prepared to solve the problems that were identified within the organization, such as: response time, online service and variety in designs. Some of the strategic objectives were to invest in the durability of the parts to fight the competitors; explore special service as a differential in the face of price increases, take advantage of the privileged location as a differential for new businesses and invest in the dissemination of product designs through new technologies. And for that, some action plans were created, such as: new partnerships with suppliers, partnerships with influencers and improvements in the finishing of the clothes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JHONATHA FILIPE RODRIGUES FLORENCIO.pdf805,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons