Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47570

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMATOS, Rhowena Jane Barbosa de-
dc.contributor.authorSILVA, Tamires Maria da-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:03:40Z-
dc.date.available2022-11-16T14:03:40Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-15-
dc.identifier.citationSILVA, Tamires Maria da. Efeito do exercício físico sobre a memória em adolescentes: uma revisão sistemática. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47570-
dc.description.abstractO exercício físico é uma atividade física que favorece aspectos físicos e mentais como à cognição e quando praticada na adolescência, pode induzir mudanças no cérebro que vão repercutir sobre a saúde dos praticantes. Assim, buscou-se realizar uma revisão da literatura científica para analisar os efeitos do exercício físico sobre a memória de adolescentes. Para isso foi realizada a revisão sistemática, utilizando artigos publicados nos últimos dez anos nas bases de dados PubMed/MedLine, Cochrane Library e BVS, com as seguintes palavras-chave: “memória”, “adolescente”, “exercício físico”. Dos 186 artigos encontrados inicialmente, passaram por todo o critério de inclusão e exclusão e após análise resultaram no final 6 artigos. Com base nesses artigos originais que tratam de exercício físico e memória em adolescentes foi possível identificar que a maioria dos estudos avaliaram os efeitos do exercício físico de alta intensidade sobre alguns tipos de memória, mas o predomínio foi sobre a memória de trabalho. Dados mais significativos foram observados no exercício de alta intensidade quando comparado a intensidade moderada e leve. O tempo de intervenção e a quantidade de sujeitos foram variáveis entre os estudos. Diante dos dados encontrados é possível afirmar que a prática de exercício físico orientado por profissional de Educação Física pode favorecer a memória de trabalho de adolescentes. Entretanto, é necessária a realização de mais estudos para análises aprofundadas sobre o efeito de exercício físico e memória nessa faixa etária.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.titleEfeito do exercício físico sobre a memória em adolescentes: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8015246459074270pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3471635415256121pt_BR
dc.description.abstractxThe physical exercise is a physical activity that favors physical and mental aspects such as cognition and when practiced in adolescence, it can induce changes in the brain that will affect the practitioners’ health. Thereby, it was sought to carry out a review of the scientific literature to analyze the effects of physical exercise on the memory of adolescents. For this purpose, it was carried out a systematic review using articles published in the last ten years in the PubMed/ MedLine, Cochrane Library and VHL databases, with the following keywords: “memory”, “adolescent”, “physical exercise”. From the 186 papers initially found, they passed all the inclusion and exclusion criteria and after analysis resulted in 6 papers at the end. Based on these original papers dealing with physical exercise and memory in adolescents, it was possible to identify that most studies evaluated the effects of high-intensity physical exercise on some types of memory, but the predominance was on working memory. It was observed more significant data in high intensity exercise when compared to moderate and light intensity. Intervention time and number of subjects varied between studies. Faced with the data found, it is possible to affirm that the practice of physical exercise guided by a Physical Education professional can be benefics working memory of adolescents. Nonetheless, further studies are needed for in-depth analysis of the effect of physical exercise and memory in this age group.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Tamires Maria da Silva.pdf320,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons