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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47603

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ-RIASCOS, Sonia Aguiar-
dc.contributor.authorSILVA, Geysielly Cássia do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:22:10Z-
dc.date.available2022-11-16T18:22:10Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-11-07-
dc.identifier.citationSILVA, Geysielly Cássia do Nascimento. Biblioterapia via Instagram como recurso para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida na pandemia da COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47603-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a temática da Biblioterapia no período da pandemia da COVID-19 considerando o uso das ferramentas tecnológicas para a disseminação de informações nesta Era Digital. O crescente número de pessoas atingidas, de forma direta e indireta, pela COVID-19 sem poder sair de casa e sem poder realizar atendimentos de saúde em primeiro momento de forma presencial, fez com que fosse necessária uma mudança na forma de atendimento de muitas especialidades da área da Saúde, dentre outros campos do conhecimento como a Biblioteconomia, assim como de suas interconexões como: a Biblioterapia, que é o foco deste Trabalho de Conclusão de Curso. Biblioterapeutas tiveram que se adaptar à nova realidade, inovando em suas práticas profissionais. Esta pesquisa trata da Biblioterapia via Instagram como recurso em ambiente virtual. A Biblioterapia pode ser utilizada como uma forma de tratamento terapêutico que pode ser feito por profissionais como médicos ou psicólogos, em junção com bibliotecários, para o tratamento de pacientes, que são acometidos por problemas de saúde ou àqueles que sofrem de alguma dificuldade, doença ou sintoma psicossomático, como por exemplo: questões de ansiedade, fobias, dentre outros. Os Bibliotecários apoiam os profissionais de Saúde nesse processo da Biblioterapia com vistas ao restabelecimento da qualidade de vida e bem-estar, tendo papel relevante o trabalho multidisciplinar com atividades profissionais pertinentes à seleção e indicação de livros e de autores, à mediação, à leitura dentre outras. Esta pesquisa tem a finalidade de elucidar a importância da Biblioterapia e do papel do profissional Bibliotecário, mostrando como esse serviço é ofertado através da mídia social do Instagram, sob o foco da saúde. Para tanto, apresenta o conceito da Biblioterapia, entendendo as principais características da mesma e os seus efeitos em indivíduos que sofrem dos chamados “males do século”, identificando, ainda, na mídia social do Instagram, os perfis com serviços de Biblioterapia existentes. Foi feito o levantamento dos profissionais da informação que tem ofertado a Biblioterapia nessa mídia, e verificadas as opiniões daqueles que têm presença ativa no Instagram. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Realizaram-se levantamentos bibliográficos sobre as temáticas abarcadas na pesquisa. Houve observação direta nos perfis do Instagram com análise para compreensão do trabalho dos Biblioterapeutas nesses ambientes. Ademais, ocorreu coleta de dados junto aos profissionais responsáveis pelos perfis de Biblioterapia para verificar seus conceitos sobre a Biblioterapia, e também, para que se pudesse compreender como ocorrem os serviços prestados nesse segmento por meio da mídia social do Instagram. Ao fim da pesquisa, percebeu-se a importância do recurso da Biblioterapia, tanto como ajuda no tratamento, quanto para melhoria do bem-estar das pessoas. Considera-se que o aumento de casos a partir da pandemia requereu mais tratamentos de saúde com médicos e psicólogos. É preciso mais atenção à saúde mental e tratamentos capazes de diminuir as doenças psicossomáticas como um todo. Conclui-se sobre a importância de mais estudos nessa área da Biblioterapia e o incentivo de sua aplicação cada vez mais efetiva em conjunto com os profissionais de Saúde, para garantir a segurança dos indivíduos acometidos por tais sintomatologias, distúrbios ou patologias.pt_BR
dc.format.extent51fpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.titleBiblioterapia via Instagram como recurso para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida na pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0329160411874446pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0988110022162378pt_BR
dc.description.abstractxThe present research addresses the theme of Bibliotherapy in the period of the COVID-19 pandemic, considering the use of technological tools for the dissemination of information in this Digital Age. The growing number of people affected, directly and indirectly, by COVID 19 without being able to leave the house and without being able to carry out health care at first in person, made it necessary to change the way of care of many specialties. In the area of Health, among other fields of knowledge such as Librarianship, as well as its interconnections such as: Bibliotherapy, which is the focus of this Course Conclusion Research. Bibliotherapists had to adapt to the new reality, innovating in their professional practices. This research deals with Bibliotherapy via Instagram as a resource in a virtual environment. Bibliotherapy can be used as a form of therapeutic treatment that can be done by professionals such as doctors or psychologists, in conjunction with librarians, for the treatment of patients, who are affected by health problems or those who suffer from some difficulty, or illness psychosomatic, symptom such as: anxiety issues, phobias, among others. Librarians may support Health professionals in this Bibliotherapy process with a view to restoring quality of life and well-being. The multidisciplinary work have a relevant role with important professional activities like the selection and indication of books and authors, mediation, reading, among others. This research aims to elucidate the importance of Bibliotherapy and the role of the Librarian showing how this service is offered through the social media of Instagram from the perspective of health. With this purpose it presents the concept of Bibliotherapy, understanding its main characteristics and effects on individuals who suffer from the "evils of the century", also identifying, in the social media of Instagram, the profiles with Bibliotherapy services. A survey of information professionals who have offered Bibliotherapy in this media was carried out, and the opinions of those who have an active presence on Instagram were verified. This is a descriptive research with a quanti qualitative approach. Bibliographic surveys were carried out on the themes covered in the research. There was direct observation on Instagram profiles with analysis to understand the work of Bibliotherapists in these environments. In addition, data was collected from the professionals responsible for Bibliotherapy profiles to verify their concepts about Bibliotherapy, and also, to understand how the provided services occur through the Instagram. At the end of the research, the importance of the Bibliotherapy resource was realized, both as an aid in the treatment and for the improvement of people's well-being. It is considered that the increase in cases from the pandemic required more health treatments with doctors and psychologists. More attention is needed to mental health and treatments capable of reducing psychosomatic illnesses as a whole. It is concluded on the importance of further studies in this area of Bibliotherapy and the encouragement of its increasingly effective application in conjunction with health professionals, to ensure the safety of individuals affected by such symptoms, disorders or pathologies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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