Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47605

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ RIASCOS, Sonia Aguiar-
dc.contributor.authorMENEZES, Danúbia Mendes Souza-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:25:01Z-
dc.date.available2022-11-16T18:25:01Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47605-
dc.description.abstractEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Biblioteconomia trata da temática relativa à Internacionalização e Mobilidade Acadêmica no Ensino Superior. O estudo tem por finalidade maior investigar a percepção dos graduandos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil quanto aos aspectos dificultadores e as facilidades encontradas no processo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica. Para tanto, busca-se tratar da temática no âmbito nacional e internacional, presencial e virtual para melhor compreensão. Trata-se de pesquisa descritiva com objetivo exploratório e abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de coleta de dados junto à amostra da pesquisa com trinta e cinco Instituições de Ensino Superior Federais e Estaduais foi utilizado um questionário semiestruturado, com cinco seções, tendo sido realizado um pré-teste. Tal ferramenta foi encaminhada para as áreas pertinentes das referidas Instituições para divulgação junto aos estudantes de graduação dos cursos supracitados. Procedeu-se com a coleta e análise dos dados, e posterior discussão dos resultados. Foi incluído relato de experiência da autora em Mobilidade Acadêmica Internacional realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal, no ano de 2021, com vistas a ilustrar a ocorrência do processo, as dificuldades enfrentadas e os benefícios adquiridos, como um dos resultados do estudo. Conclui-se que aqueles que compõem o recorte dessa pesquisa, afirmam ter interesse em realizar mobilidade, porém sentem a falta de acesso a informações sobre essas ações e consideram pequeno o número de bolsas ofertadas, já para outros a mobilidade acadêmica proporciona uma imersão cultural e a expansão do conhecimento sobre a ótica internacional, além de citarem quais são pontos positivos e negativos dessas ações acadêmicas. Nota-se a necessidade de mais discussões e planejamentos que aumentem a visibilidade desses programas e incentivem a participação dessa experiência intelectual, mais estudos a respeito do tema. Trata-se de temática relevante não apenas para as universidades, mas também para a vida acadêmica de estudantes com vistas ao crescimento profissional e pessoal, urge que as gestões dessas instituições sigam incentivando e investindo na geração de conhecimentos via Internacionalização e Mobilidade Acadêmica. Lembrando que se trata, também, de promover o desenvolvimento dos países com o crescimento intelectual e vivencial dos futuros cidadãos em prol da sociedade e do mundo.pt_BR
dc.format.extent111f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternacionalização e Mobilidade Acadêmica no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectArquivologiapt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectBrasil – Portugalpt_BR
dc.subjectRanqueamento digitalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)pt_BR
dc.subjectUniversidade de Coimbra (UC)pt_BR
dc.titleInternacionalização e Mobilidade Acadêmica no Ensino Superior : panorama dos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8194609071391563pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0988110022162378pt_BR
dc.description.abstractxThis research of Course Completion Work in Library Science deals with the theme related to Internationalization and Academic Mobility in Higher Education. The main purpose of the study is to investigate the perception of Archival Science, Library Science and Museology undergraduates in Brazil regarding the difficult aspects and the facilities found in the process of Internationalization and Academic Mobility. To this end, we seek to address the issue nationally and internationally, face-to-face and virtual for better understanding. This is a descriptive research with an exploratory objective and a quantitative-qualitative approach. As a data collection instrument with the research sample with thirty-five Federal and State Higher Education Institutions, a semi-structured questionnaire was used, with five sections, having been carried out a pre-test. This tool was sent to the relevant areas of the aforementioned Institutions for dissemination to undergraduate students of the aforementioned courses. We proceeded with the collection and analysis of data, and subsequent discussion of the results. A report of the author's experience in International Academic Mobility held at the University of Coimbra, in Portugal, in 2021, was included, with a view to illustrating the occurrence of the process, the difficulties faced and the benefits acquired, as one of the results of the study. It is concluded that those who make up the cut of this research, claim to be interested in carrying out mobility, but feel the lack of access to information about these actions and consider the number of scholarships offered small, while for others academic mobility provides a cultural immersion and the expansion of knowledge about the international perspective, in addition to citing the positive and negative points of these academic actions. There is a need for more discussions and planning that increase the visibility of these programs and encourage the participation of this intellectual experience, further studies on the subject. This is a relevant theme not only for universities, but also for the academic life of students with a view to professional and personal growth, it is urgent that the managements of these institutions continue to encourage and invest in the generation of knowledge via Internationalization and Academic Mobility. Remembering that it is also about promoting the development of countries with the intellectual and experiential growth of future citizens for the benefit of society and the worldpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6328-3699pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danúbia Mendes Souza Menezes.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons