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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47615

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorMENDES, Janaína Freire Clementino-
dc.date.accessioned2022-11-17T12:23:53Z-
dc.date.available2022-11-17T12:23:53Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.citationMENDES, Janaína Freire Clementino. Os artrópodes e o cotidiano dos alunos: propondo estratégias investigativas para o ensino básico. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47615-
dc.description.abstractNo ensino da Biologia, na educação básica, devem-se criar estratégias para contextualizar os conteúdos curriculares com a realidade dos alunos. Para isso, o professor precisa planejar ações didáticas que considerem o dia a dia do aluno e atuar como mediador, criando oportunidades por meio de uma sequência didática (SD) que contemple, além do exposto, a investigação e a ludicidade. O ensino e a aprendizagem de artrópodes devem ser bem contextualizados, assim como os demais conteúdos da Zoologia abordados no ensino médio. Esta pesquisa, que objetivou apresentar uma SD, com base na abordagem do ensino por investigação, que contemplasse a contextualização e a ludicidade, a fim de desenvolver o tema ‘Artrópodes’ com a produção de um jogo didático, envolveu 16 professores da Rede Estadual de Limoeiro-PE e Vitória de Santo Antão-PE e 24 estudantes da 2a. série do Ensino Médio de uma escola pública de Limoeiro-PE. Para coletar os dados dos docentes, utilizamos um questionário para diagnosticar como estão abordando o conteúdo ‘artrópode’ em suas aulas. Quanto aos estudantes, a avaliação da intervenção foi verificada por nossa observação, como docente- pesquisadora, e pelos registros dos estudantes durante a SD, além de questionário aplicado aos alunos após a intervenção. Os estudantes participaram de uma SD dividida em quatro etapas, a saber: Etapa 1: Atividade investigativa; Etapa 2: Aula expositiva dialogada; Etapa 3: Pesquisa; Etapa 4: Produção de um jogo. Essas etapas foram desenvolvidas em formato de ensino híbrido. De acordo com os resultados, observamos que os professores tinham uma limitação quanto à aplicação de atividades que contemplem a contextualização. Eles também apontaram dificuldades em sala de aula devido à “falta de prática”, “de recursos” ou “de laboratórios” para complementar as aulas expositivas. Em seguida, verificamos que as estratégias didáticas que complementam a aula expositiva não contemplam a ludicidade nem o ensino por investigação. Em relação à SD, participaram das etapas 1 e 2 23 estudantes; da etapa 3, 20; e da etapa 4, 14. Em todas as etapas, os estudantes fizeram as atividades com dedicação e apresentaram um desempenho satisfatório. Portanto, podemos afirmar que este trabalho trouxe contribuições para o ensino e a aprendizagem, porquanto os estudantes participaram com autonomia e protagonismo e, a partir de uma SD, produziram um jogo didático, e que a sequência didática é um recurso exitoso para diversificar e inspirar novas propostas de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.titleOs artrópodes e o cotidiano dos alunos : propondo estratégias investigativas para o ensino básicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Ednilza Maranhão dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7683527390625805pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxIn the teaching of Biology, in basic education, strategies must be created to contextualize the curricular contents with the reality of the students. For this, the teacher needs to plan didactic actions that consider the daily life of the student and act as a mediator, creating opportunities through a didactic sequence (SD) that includes, in addition to the above, investigation and playfulness. The teaching and learning of arthropods must be well contextualized, as well as the other Zoology contents covered in high school. This research, which aimed to present an SD, based on the approach of teaching by investigation, which contemplated contextualization and playfulness, in order to develop the theme 'Arthropods' with the production of a didactic game, involved 16 teachers from the State Network of Limoeiro-PE and Vitória de Santo Antão-PE and 24 students from the 2nd. grade of high school in a public school in Limoeiro- PE. To collect data from teachers, we used a questionnaire to diagnose how they are approaching the 'arthropod' content in their classes. As for the students, the evaluation of the intervention was verified by our observation, as a teacher-researcher, and by the records of the students during the DS, in addition to a questionnaire applied to the students after the intervention. The students participated in an SD divided into four stages, namely: Stage 1: Investigative activity; Step 2: Dialogued expository class; Step 3: Research; Step 4: Production of a game. These steps were developed in a hybrid teaching format. According to the results, we observed that the teachers had a limitation regarding the application of activities that contemplate the contextualization. They also pointed out difficulties in the classroom due to “lack of practice”, “of resources” or “of laboratories” to complement the lectures. Next, we verified that the didactic strategies that complement the expository class do not contemplate playfulness or teaching by investigation. In relation to DS, 23 students participated in stages 1 and 2; from step 3, 20; and stage 4, 14. In all stages, the students performed the activities with dedication and performed satisfactorily. Therefore, we can say that this work brought contributions to teaching and learning, as the students participated with autonomy and protagonism and, from an SD, they produced a didactic game, and that the didactic sequence is a successful resource to diversify and inspire new teaching proposals.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5812920432455297pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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