Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47632

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Íris Barbosa da-
dc.date.accessioned2022-11-17T13:30:44Z-
dc.date.available2022-11-17T13:30:44Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Íris Barbosa da. ”Do cerne de suas fragilidades brotará a sua força” – Narrando a trajetória de mulheres negras inspiradoras. 2022. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47632-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema A relação entre a presença de mulheres negras na História ensinada e a autodefinição étnico-racial de meninas negras. Seu objetivo geral foi compreender como, a partir das epistemes de mulheres negras, o ensino de História pode contribuir para experiências escolares positivas de meninas negras. Os objetivos específicos elencados foram: a) repensar a partir das epistemes de intelectuais negras o lugar de opressão e silenciamento conferido às mulheres negras nas narrativas históricas tradicionais; b) identificar estratégias de resistência das mulheres negras no Brasil ao longo da história; c) dialogar sobre as trajetórias de vida de personalidades femininas negras para propor ações de intervenção junto às/aos estudantes. Para pensar sobre a agência histórica da população afrodiaspórica em geral e das mulheres negras em particular, a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica. Por sua vez, esta incidiu majoritariamente sobre a produção de autoras e autores subalternos, em especial da teoria afrocêntrica e do feminismo negro. Assim, ela dialogou com Lélia González (2020), Beatriz Nascimento (2006), Sueli Carneiro (2011), Conceição Evaristo (2017), bell hooks (2017), Abdias do Nascimento (1978, 1980), Eduardo Oliveira (2007), Molefi K. Asante (2009), Amadou Hampâté Bâ (2010) dentre outras e outros. Dessa feita, a pesquisa elegeu como categorias teóricas a ancestralidade, a narrativa histórica das mulheres negras, a Educação Histórica emancipatória, a interseccionalidade, a afrocentricidade e a escrevivência Nessa senda, apresentou afrodiaspóricas que de modo individual ou coletivo, gestaram projetos políticos inspiradores. Por isso, são potências insurgentes que podem ocupar espaços regulares nos currículos e nas aulas de História. Como desdobramento desse estudo construiu-se a proposição didática Cineclube Literário Mulheres Atlânticas, que será desenvolvido nas aulas de História com discentes do 7o ano - anos finais - do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectFeminismo – Relações étnicaspt_BR
dc.subjectFeministas negraspt_BR
dc.title”Do cerne de suas fragilidades brotará a sua força” – Narrando a trajetória de mulheres negras inspiradoras.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5878486928225028pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis research has as its theme the relationship between the presence of black women in taught History and the ethnic-racial self-definition of black girls. Its general objective is to understand how, from the epistemes of black women, the teaching of History can contribute to positive school experiences of black girls. The specific objectives listed were: a) to rethink, based on the epistemes of black intellectuals, the place of oppression and silencing given to black women in traditional historical narratives; b) identify resistance strategies of black women in Brazil throughout history; c) dialogue about the life trajectories of black female personalities to propose intervention actions with/to the students. To think about the historical agency of the Afro-diasporic population in general and of black women in particular, the methodology chosen was bibliographic research. In turn, this mainly focused on the production of authors and subaltern authors, especially of Afrocentric theory and black feminism. Thus, it dialogued with Lélia González (1982, 1984, 2020), Beatriz Nascimento (1977, 1987, 2006), Sueli Carneiro (2003, 2011), Conceição Evaristo (2017), bell hooks (1995, 2017), Abdias do Nascimento (1978, 1980), Eduardo Oliveira (2007), Molefi K. Asante (2009), Amadou Hampâté Bâ (2010) among others. This time, the research chose as theoretical categories: ancestry, the historical narrative of Afrodiasporic women, emancipatory Historical Education, intersectionality, Afrocentricity and writing. Therefore, they are insurgent powers that can occupy regular spaces in curricula and in History classes. As a result of this study, the didactic proposition Cineclube Literário Mulheres Atlânticas was built, which will be developed in History classes with students of the 7th year - final years - of Elementary School.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Íris Barbosa da Silva.pdf1,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons