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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorALMEIDA, Jeyvson Correia de-
dc.date.accessioned2022-11-17T13:56:31Z-
dc.date.available2022-11-17T13:56:31Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jeyvson Correia de. Argumentação e aprendizagem baseada em problemas: processo de construção de conhecimento crítico e reflexivo em sala de aula de física. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47641-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto que a interface entre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a argumentação pode desempenhar para a promoção da construção do conhecimento no componente curricular de Física em um espaço comum de sala de aula numa turma regular do Ensino Médio. Tomamos como foco de análise as interações dialógicas entre aluno-aluno e aluno-tutor ao longo da resolução de um problema na metodologia ABP, por entendermos que a configuração deste tipo de metodologia favorece o debate crítico e reflexivo de ideias, característico de um funcionamento metacognitivo. Para tal, realizamos um estudo de caso com enfoque qualitativo, no qual observamos a resolução de uma situação problema “Qual o microrganismo?” numa sala de aula de 2° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual durante dois encontros: 1) Seguimos os cinco primeiros passos da ABP, em que clareamos os conceitos físicos iniciais, levantamos hipóteses e formulamos objetivos de aprendizagem e 2) após o estudo individual (sexto passo), o segundo encontro propôs um momento de discussões como estabelece o sétimo passo da ABP. No decorrer desses encontros, três registros foram transcritos e analisados a partir dos principais movimentos discursivos da argumentação e dos movimentos de monitoramento do pensamento, tendo como apoio os marcadores conversacionais, operadores argumentativos e os operadores discursivos de regulação. Encontramos indícios de que a metodologia ABP é propícia ao desenvolvimento de ações discursivas que garantem a argumentação, desde que o tutor tenha conhecimento das mesmas e as utilize intencionalmente para manejar as discussões, e que os movimentos discursivos da argumentação têm potencial de permitir uma organização privilegiada para o desenvolvimento da função metacognitiva autorreguladora de monitoramento do pensamento em um processo de ensino e de aprendizagem na Física, favorecendo, pois, uma construção do pensamento crítico e reflexivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleArgumentação e aprendizagem baseada em problemas : processo de construção de conhecimento crítico e reflexivo em sala de aula de físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5614948587569478pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the impact that the interface between Problem-Based Learning (PBL) and argumentation can play in promoting the construction of knowledge in the Physics curriculum component in a common space in the classroom in a regular classroom. High school. We take as a focus of analysis the dialogic interactions between student-student and student-tutor along the resolution of a problem in the ABP methodology, because we understand that the configuration of this type of methodology favors the critical and reflective debate of ideas, characteristic of a metacognitive functioning. To do this, we carry out a case study with a qualitative focus, in which we observe the resolution of a problem situation "Which microorganism?" in a 2° year classroom Medium from a State School during two meetings: 1) We followed the five first steps of the PBL, in which we clarify the initial physical concepts, we raise hypotheses and formulate learning objectives and 2) after individual study (sixth step), the second meeting proposed a moment of discussions such as establishes the seventh step of the PBL. During these meetings, three records were transcribed and analyzed from the main discursive movements of argumentation and the movements of thought monitoring, supported by conversational markers, argumentative operators and discursive regulation operators. We found evidence that the PBL methodology is conducive to the development of discursive actions that ensure argumentation, as long as the tutor is aware of them and intentionally uses them to handle the discussions, and that the discursive movements of argumentation have the potential to allow a privileged organization for the development of the self-regulating metacognitive function of monitoring thought in a teaching and learning process in Physics, thus favoring the construction of critical and reflective thinking.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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