Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47667

Compartilhe esta página

Título: A amorosidade na prática educativa : uma perspectiva freireana para o ensino de filosofia como ato de libertação
Autor(es): BARRETO, Hélder Coelho
Palavras-chave: Paulo Freire; Amorosidade; Educação libertadora; Ensino de filosofia; Emancipação
Data do documento: 25-Out-2022
Citação: BARRETO, Hélder Coelho. A amorosidade na prática educativa : uma perspectiva freireana para o ensino de filosofia como ato de libertação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da noção de amorosidade na obra de Paulo Freire, analisando os aspectos nos quais esse afeto se manifesta em sua proposta pedagógica. Diante do entendimento de que empatia e afetividade são, para o filósofo, princípios fundamentais para uma prática educacional libertadora, é possível identificar que o amor, na pedagogia freireana, não aparece como um conceito abordado a partir de possíveis definições, mas sim, como um sentimento de solidariedade, que impulsiona uma ação direcionada às camadas populares da sociedade, com as quais se pretende conduzir o processo de sua emancipação. A educação como prática de liberdade surge do amor pelo outro e pela vida, como uma reação à uma realidade opressora e às injustiças sociais que dela decorrem. Acompanhando essa perspectiva, esse estudo se encaminhará no sentido de pensar um ensino de filosofia fundamentado nas bases de uma pedagogia do oprimido, e assim, avaliar os meios pelos quais essa atividade pode se desenvolver como ato de amor e, consequentemente, de libertação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47667
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hélder Coelho Barreto.pdf474,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons