Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47669

Compartilhe esta página

Título: Letramento acadêmico e formação profissional docente: um estudo com graduandos do curso de Pedagogia do CAA/UFPE.
Autor(es): FRANÇA, Tássila Lauanda Silva
Palavras-chave: Letramento acadêmico; Formação profissional docente; Estudantes de Pedagogia; Gêneros acadêmicos
Data do documento: 1-Nov-2022
Citação: FRANÇA, Tássila Lauanda Silva. Letramento acadêmico e formação profissional docente: um estudo com graduandos do curso de Pedagogia do CAA/UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O ingresso na universidade tende a ser um momento muito aguardado pelos estudantes, pois marca o início da sua formação profissional. No entanto, por não estarem familiarizados com a linguagem e os gêneros acadêmicos, podem surgir dificuldades, tanto na leitura quanto na escrita desses gêneros. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como estudantes de um curso de Pedagogia estabelecem relações com o letramento acadêmico na sua formação profissional docente. Ancoramo-nos nas discussões sobre letramento acadêmico, no campo dos Novos Estudos de Letramento, com base, principalmente, no estudo desenvolvido por Lea e Street (1998), e nas contribuições bakhtinianas sobre gêneros do discurso. Como instrumento de geração de dados, aplicamos um questionário com vinte estudantes do 1° e do 9° períodos do curso de pedagogia do CAA/UFPE e analisamos os dados a partir da técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados encontrados demonstram que, principalmente no início da graduação, os estudantes estabelecem relações conflituosas com o letramento acadêmico, por considerarem a linguagem acadêmica complexa e não dominarem os gêneros dessa esfera. Porém algumas dificuldades para ler e produzir textos acadêmicos persistem, até mesmo quando já estão finalizando o curso. Nesse sentido, os estudantes apontam para a necessidade de um ensino situado em torno dos gêneros acadêmicos, possibilitando o desenvolvimento do letramento acadêmico desde o início da graduação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47669
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tássila Lauanda Silva França.pdf444,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons