Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47724
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Daniel Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T22:00:38Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T22:00:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Ferreira. Finanças pessoais e a educação financeira na modernidade líquida: as concepções de estudantes universitários | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47724 | - |
dc.description.abstract | Qual a compreensão de estudantes universitários sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira? Essa indagação nos faz refletir sobre grande parte dos brasileiros que têm problemas financeiros graves por falta de conhecimento sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira. Dessa forma, é de extrema importância se educar financeiramente não apenas em casa, pois sendo a escola também um espaço de convívio e aprendizado, torna-se também um lugar adequado para isso, pois ao educar as crianças, formaremos adultos financeiramente conscientes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar a compreensão de estudantes universitários do agreste pernambucano sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, os dados produzidos foram adquiridos através de questionário por meio de um formulário eletrônico contendo questões objetivas e questões subjetivas. Os envolvidos são 24 graduandos do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. A fundamentação teórica é baseada em: Domingos (2003); D’Aquino (2008); Brasil (2018) entre outros que tornam possível a discussão. Os resultados trazem à tona que é necessário que Finanças Pessoais e Educação Financeira sejam disponibilizadas o quanto antes no currículo de todas as escolas e das universidades brasileiras para que as pessoas, quando adultas consigam se planejar financeiramente com responsabilidade e equilíbrio, evitando se endividar e conseguindo poupar e até investir o seu dinheiro. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Finanças Pessoais | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.title | Finanças pessoais e a educação financeira na modernidade líquida: as concepções de estudantes universitários. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1178320774734084 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | What is the understanding of university students about Personal Finance and Financial Education? This question makes us reflect on a large part of Brazilians who have serious financial problems due to lack of knowledge about Personal Finance and Financial Education. In this way, it is extremely important to educate yourself financially not only at home, since the school is also a space for socializing and learning, it also becomes a suitable place for this, because by educating children, we will form financially aware adults. Therefore, this work aims to identify the understanding of university students from the Pernambuco countryside on Personal Finance and Financial Education. This research has a qualitative approach, the data produced were acquired through a questionnaire through an electronic form containing objective and subjective questions. Those involved are 24 undergraduates from the Mathematics-License course at the Federal University of Pernambuco - Campus do Agreste. The theoretical foundation is based on: Domingos (2003); D'Aquino (2008); Brasil (2018) among others that make the discussion possible. The results show that it is necessary for Personal Finance and Financial Education to be made available as soon as possible in the curriculum of all Brazilian schools and universities so that people, as adults, can plan themselves financially with responsibility and balance, avoiding indebtedness and managing to save and even invest your money. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Daniel Ferreira da Silva.docx.pdf | 370,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons