Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47724

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Daniel Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-18T22:00:38Z-
dc.date.available2022-11-18T22:00:38Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Ferreira. Finanças pessoais e a educação financeira na modernidade líquida: as concepções de estudantes universitáriospt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47724-
dc.description.abstractQual a compreensão de estudantes universitários sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira? Essa indagação nos faz refletir sobre grande parte dos brasileiros que têm problemas financeiros graves por falta de conhecimento sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira. Dessa forma, é de extrema importância se educar financeiramente não apenas em casa, pois sendo a escola também um espaço de convívio e aprendizado, torna-se também um lugar adequado para isso, pois ao educar as crianças, formaremos adultos financeiramente conscientes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar a compreensão de estudantes universitários do agreste pernambucano sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, os dados produzidos foram adquiridos através de questionário por meio de um formulário eletrônico contendo questões objetivas e questões subjetivas. Os envolvidos são 24 graduandos do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. A fundamentação teórica é baseada em: Domingos (2003); D’Aquino (2008); Brasil (2018) entre outros que tornam possível a discussão. Os resultados trazem à tona que é necessário que Finanças Pessoais e Educação Financeira sejam disponibilizadas o quanto antes no currículo de todas as escolas e das universidades brasileiras para que as pessoas, quando adultas consigam se planejar financeiramente com responsabilidade e equilíbrio, evitando se endividar e conseguindo poupar e até investir o seu dinheiro.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFinanças Pessoaispt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleFinanças pessoais e a educação financeira na modernidade líquida: as concepções de estudantes universitários.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1178320774734084pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxWhat is the understanding of university students about Personal Finance and Financial Education? This question makes us reflect on a large part of Brazilians who have serious financial problems due to lack of knowledge about Personal Finance and Financial Education. In this way, it is extremely important to educate yourself financially not only at home, since the school is also a space for socializing and learning, it also becomes a suitable place for this, because by educating children, we will form financially aware adults. Therefore, this work aims to identify the understanding of university students from the Pernambuco countryside on Personal Finance and Financial Education. This research has a qualitative approach, the data produced were acquired through a questionnaire through an electronic form containing objective and subjective questions. Those involved are 24 undergraduates from the Mathematics-License course at the Federal University of Pernambuco - Campus do Agreste. The theoretical foundation is based on: Domingos (2003); D'Aquino (2008); Brasil (2018) among others that make the discussion possible. The results show that it is necessary for Personal Finance and Financial Education to be made available as soon as possible in the curriculum of all Brazilian schools and universities so that people, as adults, can plan themselves financially with responsibility and balance, avoiding indebtedness and managing to save and even invest your money.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniel Ferreira da Silva.docx.pdf370,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons