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Título : Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus e as práticas educativas de profissionalização.
Autor : SILVA, Maria Celeste de Souza
Palabras clave : Práticas educativas; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Profissionalização; Trabalhadores rurais; Trabalhadoras rurais
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : SILVA, Maria Celeste de Souza. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus e as práticas educativas de profissionalização.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Brejo da Madre de Deus é um Movimento Social que luta pelos interesses e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O STTR-Brejo possui diversas práticas educativas direcionadas aos seus associados, mas o foco de estudo será as práticas educativas de profissionalização. O objetivo geral deste estudo é: analisar, na perspectiva dos trabalhadores e trabalhadoras rurais como as práticas educativas desenvolvidas no STTR influenciam a formação profissional dos trabalhadores rurais. A fundamentação teórica foi divida em três categorias: Práticas educativas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Profissionalização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A categoria teórica Práticas educativas foi fundamentada em Zabala (2008), Nascimento (2005), Frantz (2011) e Abreu e Cardoso (2005); a categoria Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foi fundamentada em Malagodi e Bastos (2003), Medeiros (1990), Hilário (2012), CONTAG (2009); a categoria profissionalização de trabalhadores e trabalhadoras rurais, fundamentada em Mendonça e Gonçalves (2009), Sampaio (2013), Giuliani (2013). A metodologia deste trabalho é do tipo qualitativa, para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, observação participante e registro de campo. A análise e discursão de dados foram realizadas a partir das categorias teóricas. A partir da análise e discursão dos dados é possível constatar que o STTR-Brejo é responsável por atender as demandas profissionais dos agricultores, através de suas formações que fornecem aos trabalhadores e trabalhadoras instrumentos necessários para tornar suas produções mais produtivas, rentáveis economicamente e ecológicas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47749
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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