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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47755
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Michelle Figueiredo | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Midiã Juliana de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T15:15:59Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T15:15:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47755 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica que pode ser classificada de natureza idiopática ou por destruição autoimune das células beta pancreáticas, sendo na maioria dos casos diagnosticado em crianças e adolescentes. Utilizar ferramentas lúdicas de forma associada ao ato de brincar pode se revelar uma estratégia poderosa para auxiliar o profissional de saúde, criando assim uma atmosfera de ressignificação dentro de seu processo de trabalho, permitindo à criança e ao adolescente expressarem seus sentimentos e melhora no autocuidado frente a sua condição de saúde. Objetivo: Verificar as práticas educativas em saúde que melhoram o autocuidado de crianças e adolescentes diabéticos disponíveis na literatura. Metodologia: O estudo se tratou de uma revisão integrativa da literatura dos últimos 05 anos, 2017-2022, realizada nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). A busca eletrônica foi baseada nos descritores “Type 1 Diabetes Mellitus”, “Blood Glucose Self-Monitoring”, “Health Education”e “Nursing”. O booleano “and”, que funciona como a palavra “e”, foi utilizado a fim de encontrar apenas artigos que englobassem a temática dos 04 descritores citados. Resultados: Foram selecionados inicialmente 44 artigos e após leitura e análise dos textos completos, 09 foram selecionados e constituíram a amostra final do estudo. Todos os estudos foram desenvolvidos no Brasil e foram realizados com crianças e adolescentes (idade ≥ 2 e ≤ 17 anos) diagnosticados com DM1, composta por ambos os sexos. 03 estudos estudaram crianças e adolescentes e desenvolveram tecnologias interativas como videogames com o objetivo de mudanças de comportamento e autogestão de doenças crônicas. 02 estudos estudaram crianças e desenvolveram atividades com Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI), com o objetivo de executar corretamente a técnica de autoinjeção de insulina e automonitoramento glicêmico (AMG). 03 estudos estudaram crianças e adolescentes e desenvolveram atividades lúdicas e educativas utilizando o BTI e apenas 01 deles utilizou o BTI e cartilha educativa e ambos tiveram como objetivo melhorar o AMG, a compreensão sobre o DM1 e autoinjeção de insulina. Conclusão: As práticas educativas em saúde é um método efetivo que proporciona vários benefícios para o portador com diabetes, principalmente na construção do autocuidado consciente para o controle metabólico com qualidade de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diabetes mellitus tipo 1 | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Automonitorização da glicemia | pt_BR |
dc.title | Atividades Lúdicas como Ferramentas no Autocuidado de Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus 1 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5033169458147279 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Midiã Juliana de Santana Araújo.pdf | 499,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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