Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797

Compartilhe esta página

Título: Trabalho docente em sistema prisional : desafios, percepções e motivações
Autor(es): CÉSAR, Leandra Viegas Correia
SANTOS, Milca Franciele Silva dos
Palavras-chave: Educação; Sistema Prisional; Relações de Poder
Data do documento: 4-Nov-2022
Abstract: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios enfrentados pelos professores e professoras que atuam no sistema educacional em um presídio masculino situado na cidade de Igarassu, região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Dentre os questionamentos abordados estava a motivação dos docentes para permanecerem e realizarem as práticas pedagógicas num lugar que muitos olham com preconceito e hostilidade. Observou-se as relações de poder e disciplina exercidas naquele local, a partir da ótica de Michel Foucault e como a dinâmica do sistema prisional pode interferir na dinâmica escolar dos sujeitos inseridos naquele espaço. Os dados desta pesquisa foram coletados através de entrevista aberta com os docentes e uma pergunta inicial foi lançada a partir da perspectiva filosófica transformativa dando a oportunidade de fala aos participantes, e os resultados apresentados foram expostos de forma reflexiva e problematizadora, rompendo o preconceito e a visão de senso comum das pesquisadoras sobre a vida docente nas prisões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Leandra e Milca.pdf177,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons