Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797
Compartilhe esta página
Título: | Trabalho docente em sistema prisional : desafios, percepções e motivações |
Autor(es): | CÉSAR, Leandra Viegas Correia SANTOS, Milca Franciele Silva dos |
Palavras-chave: | Educação; Sistema Prisional; Relações de Poder |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Abstract: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios enfrentados pelos professores e professoras que atuam no sistema educacional em um presídio masculino situado na cidade de Igarassu, região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Dentre os questionamentos abordados estava a motivação dos docentes para permanecerem e realizarem as práticas pedagógicas num lugar que muitos olham com preconceito e hostilidade. Observou-se as relações de poder e disciplina exercidas naquele local, a partir da ótica de Michel Foucault e como a dinâmica do sistema prisional pode interferir na dinâmica escolar dos sujeitos inseridos naquele espaço. Os dados desta pesquisa foram coletados através de entrevista aberta com os docentes e uma pergunta inicial foi lançada a partir da perspectiva filosófica transformativa dando a oportunidade de fala aos participantes, e os resultados apresentados foram expostos de forma reflexiva e problematizadora, rompendo o preconceito e a visão de senso comum das pesquisadoras sobre a vida docente nas prisões. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Leandra e Milca.pdf | 177,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons