Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47819

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Solane Vitória Gomes de-
dc.date.accessioned2022-11-22T14:35:32Z-
dc.date.available2022-11-22T14:35:32Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-21-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Solane. Alfabetização e letramento na educação infantil: objetivos de ensino no currículo de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47819-
dc.description.abstractOs primeiros contatos da infância com a alfabetização e o letramento se dão de forma natural, em meio a diferentes linguagens, no contexto de experiências comunicativas que exigem uma interação com meio social. Mas, apesar dessas experiências acontecerem de forma não sistematizada, antes mesmo da préescola, ainda é possível observar algumas críticas a respeito do processo de alfabetização e letramento no currículo escolar, que são tidos como vilãos na educação infantil. As críticas apresentam-se na consideração de que a alfabetização e o letramento na educação infantil caminhariam em sentido oposto às necessidades dessa etapa, desrespeitando a fase lúdica e do brincar da criança. Mas, apesar de tais críticas, há aqueles, como Soares (2009), Brandão e Leal (2010) e Morais (2012), que defendem que tanto a dimensão do letramento quanto a da apropriação da notação alfabética devem integrar o trabalho pedagógico na Educação Infantil, sem desconsiderar as interações e as brincadeiras dessa etapa. Partindo dessa perspectiva, é necessário assumirmos práticas pedagógicas a partir de um contexto amplo, no qual a criança, além de participar de brincadeiras, também vivencie a leitura e a escrita no processo de construção de seu conhecimento. Nesse sentido, investigamos os objetivos do Currículo de Pernambuco relativos à leitura e à escrita destinados à faixa etária de crianças pequenas: 4 anos a 5 anos e 11 meses. A partir da pesquisa documental e da análise de conteúdo, foi possível perceber que o documento se preocupa em contemplar práticas de alfabetização e letramento. O documento de Pernambuco, apesar de usar, como referência, a Base Nacional Comum Curricular, que constitui um referencial para os currículos estaduais e municipais, vai além desse documento. Podemos indicar que o Currículo de Pernambuco destaca-se ao incorporar aspectos ausentes na BNCC, como o trabalho com o nome próprio, além de ampliar conhecimentos a respeito das letras e da consciência fonológica.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação infantil: objetivos de ensino no currículo de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9474312711050484pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Solane Vitória Gomes de Medeiros (1).pdf389,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons