Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47819
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Solane Vitória Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T14:35:32Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T14:35:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Solane. Alfabetização e letramento na educação infantil: objetivos de ensino no currículo de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47819 | - |
dc.description.abstract | Os primeiros contatos da infância com a alfabetização e o letramento se dão de forma natural, em meio a diferentes linguagens, no contexto de experiências comunicativas que exigem uma interação com meio social. Mas, apesar dessas experiências acontecerem de forma não sistematizada, antes mesmo da préescola, ainda é possível observar algumas críticas a respeito do processo de alfabetização e letramento no currículo escolar, que são tidos como vilãos na educação infantil. As críticas apresentam-se na consideração de que a alfabetização e o letramento na educação infantil caminhariam em sentido oposto às necessidades dessa etapa, desrespeitando a fase lúdica e do brincar da criança. Mas, apesar de tais críticas, há aqueles, como Soares (2009), Brandão e Leal (2010) e Morais (2012), que defendem que tanto a dimensão do letramento quanto a da apropriação da notação alfabética devem integrar o trabalho pedagógico na Educação Infantil, sem desconsiderar as interações e as brincadeiras dessa etapa. Partindo dessa perspectiva, é necessário assumirmos práticas pedagógicas a partir de um contexto amplo, no qual a criança, além de participar de brincadeiras, também vivencie a leitura e a escrita no processo de construção de seu conhecimento. Nesse sentido, investigamos os objetivos do Currículo de Pernambuco relativos à leitura e à escrita destinados à faixa etária de crianças pequenas: 4 anos a 5 anos e 11 meses. A partir da pesquisa documental e da análise de conteúdo, foi possível perceber que o documento se preocupa em contemplar práticas de alfabetização e letramento. O documento de Pernambuco, apesar de usar, como referência, a Base Nacional Comum Curricular, que constitui um referencial para os currículos estaduais e municipais, vai além desse documento. Podemos indicar que o Currículo de Pernambuco destaca-se ao incorporar aspectos ausentes na BNCC, como o trabalho com o nome próprio, além de ampliar conhecimentos a respeito das letras e da consciência fonológica. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento na educação infantil: objetivos de ensino no currículo de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9474312711050484 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Solane Vitória Gomes de Medeiros (1).pdf | 389,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons