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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorDIAS, Aline Milena Borges da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:53:14Z-
dc.date.available2022-11-22T15:53:14Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationDIAS, Aline Milena Borges da Silva. Representações da mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica: a orquestração de vozes na construção do posicionamento axiológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47829-
dc.description.abstractA multiplicidade de vozes é um constituinte fundamental na produção de gêneros fundamentalmente escolares, como a dissertação-argumentativa. Mais do que a expressão de uma opinião, importa, nesse tipo de enunciado, a utilização de estratégias argumentativas em prol do convencimento do leitor (BRASIL/INEP, 2020). Dentre essas, destaca-se a orquestração das diversas vozes sociais, pois, apesar de o espaço concedido ao discurso alheio ser fundamental para o estabelecimento da comunicação discursiva, é o modo como o sujeito as combina que possibilita a organização estratégica dos discursos articulados para a defesa de uma tese (POLACHINI, 2014). Este trabalho objetiva analisar a orquestração de vozes sociais na construção de um posicionamento axiológico em relação à mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica. À vista disso, a fundamentação teórica baseia-se principalmente nos trabalhos de Bakhtin (1997; 2006), Faraco (2009), Guariglia (2012), Polachini (2014), Rodrigues e Rangel (2015) e Vidon (2012). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Recife (PE), onde foram coletadas 69 produções, das quais 5 foram escolhidas pelo critério de Amostragem Aleatória Simples (AAS). Ao fim, constatou-se a ocorrência do discurso alheio demarcado e do discurso bivocal, com a predominância daquele. Nos dois casos, as palavras alheias foram reacentuadas, gerando sentidos de complementação, negação, distorção, ironia, sátira, etc.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectDissertações argumentativaspt_BR
dc.subjectOrquestraçãopt_BR
dc.subjectVozespt_BR
dc.subjectPosicionamento axiológicopt_BR
dc.titleRepresentações da mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica: a orquestração de vozes na construção do posicionamento axiológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9055889441826201pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.description.abstractxThe multiplicity of voices is a fundamental constituent in the production of fundamentally school genres, such as the argumentative dissertation. More than the expression of an opinion, it is important, in this type of statement, the use of argumentative strategies in favor of convincing the reader (BRASIL/INEP, 2020). Among these, the orchestration of the various social voices stands out, because, although the space granted to the discourse of others is fundamental for the establishment of discursive communication, the is the way the subject combines them that enables the strategic organization of articulated discourses for the defense of a thesis (POLACHINI, 2014). This work aims to analyze the orchestration of social voices in the construction of an axiological position in relation to women in argumentative dissertations of graduates of basic education. In view of this, the theoretical foundation is mainly based on the works of Bakhtin (1997; 2006), Faraco (2009), Fiorin (2011), Guariglia (2012), Polachini (2014) and Rodrigues and Rangel (2015). The research was conducted in a public school in the city of Recife (PE), where 69 productions were collected, of which 5 were chosen by the criterion of Simple Random Sampling (AAS). Finally, it was found the occurrence of the demarcated alien discourse and the bivocal discourse, with the predominance of that. In both cases, the words of others were reactivated, generating meanings of complementation, denial, distortion, irony, satire, etc.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0874-1172pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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