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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47848
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MONTOYA, Maxime | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Tammy Lopes de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T17:57:05Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T17:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Tammy Lopes de Souza. Influências dos parâmetros de retificação do aço SAE 1045 na rugosidade da superfície. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47848 | - |
dc.description.abstract | A retificação é um dos últimos processos pelo qual peças usinadas são procedidos, pois este é o principal responsável por garantir o acabamento superficial e a precisão dimensional do produto final. Diante disso, nessa etapa, há um grande valor agregado à peça e qualquer erro acarretará prejuízo financeiro. Portanto, a fim de se evitar retrabalho, é imprenscidível o conhecimento das influências dos parâmetros configuráveis adotados no processo de retificação, uma vez que a combinação dessas variáveis ocasionará influências na rugosidade final obtida. No presente trabalho, foram analisadas as influências dos parâmetros de entrada na retífica Mello P-25 sob a rugosidade de pequenas peças. Os experimentos foram realizados em corpos de prova de aço SAE 1045, os quais foram retificados e posteriormente foram mensurados os parâmetros de rugosidade média (Ra). Um estudo fatorial simplificado foi o responsável por combinar os seguintes parâmetros presentes na retífica: velocidade longitudinal da mesa, velocidade transversal do carro e avanço vertical do cabeçote porta- ferramenta. O rugosímetro utilizado para a obtenção da rugosidade média foi o microscópio confocal Carl Zeiss LSM 700. Todos os corpos de prova apresentaram rugosidade média inferior à 0,4μm, mas não houve diferença significativa entre os valores de rugosidade média obtidos. Dentre os parâmetros avaliados, pode-se notar uma maior influência nos experimentos em que a variável foi a velocidade transversal do carro. Quanto à velocidade longitudinal da mesa, notou-se um discreto aumento da rugosidade média ao longo do aumento dessa velocidade, porém estatisticamente não há diferença significativa. Em relação ao avanço vertical do porta ferramenta, para maiores valores desse parâmetro maior foi a rugosidade média. Também foram utilizadas as expressões de espessura de corte e de taxa de remoção do material para verificar se há alguma tendência de crescimento da rugosidade média. Houve uma tendência do aumentos da rugosidade média para maiores valores de taxa de remoção de material, enquanto não houve essa mesma tendência para maiores valores de espessura de corte. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Acabamento superficial | pt_BR |
dc.subject | Retificação | pt_BR |
dc.subject | Rugosidade | pt_BR |
dc.subject | Aço SAE 1045 | pt_BR |
dc.subject | Espessura de corte | pt_BR |
dc.subject | Taxa de remoção do material | pt_BR |
dc.title | Influências dos parâmetros de retificação do aço SAE 1045 na rugosidade da superfície | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2179327647405825 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Grinding is one of the last process that workpieces usually are submitted, because this process is the major responsible for ensuring the final surface and the dimensional accuracy of the product. So, at this stage there is already a great value added to the piece and any error in this phase will cause financial loss. In order to avoid rework, the knowledge of the influences of the configurable parameters adopted in the rectification process is extremely required. The combination of these variables will influence the surface roughness. In this present work, the influence of these input parameters on the Mello P-25 grinding machine will be analyzed through the surface roughness of small workpieces. The experiments were performed on SAE 1045 steel specimens, which were rectified and subsequently the average roughness (Ra) parameters were measured. A simplified factorial study was responsible for combining the following parameters present in the grinding machine: table longitudinal speed, carriage transverse speed and vertical advance of the wheel. The rugosimeter used to obtain the average roughness was the Carl Zeiss LSM 700 confocal microscope. All experiments presented average roughness lower than 0.4μm, but there was no significant difference between the average roughness values obtained. Among the evaluated parameters, the greater influence was observed in the experiments which the variable was only the transverse speed of the car. Regarding the longitudinal velocity of the table, there was a discreet increase of the average roughness along the increase of this velocity, but statistically there was no significant difference. And in the vertical advancement of the wheel, higher values of this parameter also increased the average roughness. The expressions of cutting thickness and material removal rate were also used to verify if there is any tendency of growth of the average roughness. There was a tendency to increase the average roughness to higher values of removal material rate, while not the same tendency was observed for higher values of cutting thickness. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TAMMY LOPES DE SOUZA CARVALHO-INFLUÊNCIAS DOS PAR METROS DE RETIFICAÇÃO DO AÇO SAE 1045 NA RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE.pdf | 798,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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