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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47918

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dc.contributor.advisorSILVA, Marianny Jéssica de Brito-
dc.contributor.authorAMORIM, Rosiane Viana de-
dc.date.accessioned2022-11-23T18:45:12Z-
dc.date.available2022-11-23T18:45:12Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationAMORIM, Rosiane Viana de. Estratégias de comunicação digital no instagram: um estudo de caso de uma empresa de telecomunicação do Nordeste brasileiro. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Administração)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47918-
dc.description.abstractO desenvolvimento de estratégias de comunicação é fator imprescindível para empresas que desejam se manter competitivas e ativas dentro de um mercado cada vez mais complexo. Quando não há esse desenvolvimento, as organizações costumam perder clientes e, consequentemente, maior parcela de mercado. Isto se agrava mais, quando se insere nessa questão o ambiente digital, pelo qual os clientes passam a ter maior contato com as organizações e a despejar críticas ou elogios com maior grau de interação. Dessa forma, compreender como estratégias de comunicação podem ser utilizadas (de modo correto ou não) pelas empresas, é um dos passos necessários para garantir melhores desenvolvimentos e sustentabilidade de mercado para qualquer organização, principalmente na esfera virtual. Dessa maneira, o presente trabalho visa compreender as estratégias de comunicação digital no Instagram de uma empresa de telecomunicação do Nordeste brasileiro. Para isso, o presente trabalho, promoveu um estudo de caso, adotando duas técnicas de coleta de dados, a observação online não-participante e a entrevista semiestruturada, visando compreender as estratégias digitais de comunicação no Instagram em uma empresa durante a pandemia. Como técnicas de análise, foram adotadas a Análise Semiótica de Imagem Parada e a Análise de conteúdo. Como resultados, percebeu-se que a empresa usa estratégias de marketing de influência, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento para intensificar a comunicação com o seu público em ambiente digital. Concluiu-se que os usos de influencers celebridades podem trazer alcance, mas não repercutiu de forma efetiva no engajamento no perfil do Instagram da empresa. Ademais, em relação ao relacionamento, percebeu-se que orienta sua estratégia quase que exclusivamente, para a qualidade do atendimento. Por fim, identificaram-se problemas na construção do conteúdo postado, com baixo engajamento, especialmente pelo uso demasiado de mensagens de teor informacional em detrimento de emocional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent62pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente Digitalpt_BR
dc.subjectEstratégias Comunicaçãopt_BR
dc.subjectMarketing de Conteúdopt_BR
dc.subjectMarketing de Relacionamentopt_BR
dc.subjectMarketing de Influênciapt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação digital no instagram: um estudo de caso de uma empresa de telecomunicação do Nordeste brasileiro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4780862922274757pt_BR
dc.description.abstractxThe development of communication strategies is an essential factor for companies that wish to remain competitive and active within an increasingly complex market. When there is no such development, organizations tend to lose customers and, consequently, greater market share. This is even worse when the digital environment is included in this issue, through which customers come to have greater contact with organizations and to pour out criticism or praise with a greater degree of interaction. Thus, understanding how communication strategies can be used (correctly or not) by companies is one of the necessary steps to ensure better market development and sustainability for any organization, especially in the virtual sphere. In this way, the present work aims to understand the digital communication strategies on Instagram of a telecommunication company in the Brazilian Northeast. For this, the present work promoted a case study, adopting two data collection techniques, the non-participant online observation and the semi-structured interview, aiming to understand the digital communication strategies on Instagram in a company during the pandemic. As analysis techniques, the Semiotic Analysis of Still Image and the Content Analysis were adopted. As a result, it was noticed that the company uses influencer marketing, content marketing and relationship marketing strategies to intensify communication with its audience in a digital environment. It was concluded that the use of celebrity influencers can bring reach, but it did not effectively affect the engagement on the company's Instagram profile. Furthermore, in relation to the relationship, it was noticed that it guides its strategy almost exclusively towards the quality of care. Finally, problems were identified in the construction of the posted content, with low engagement, especially due to the excessive use of informational messages to the detriment of emotional content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

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