Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47949
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Fernanda Sardelich | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Ilayne Viana de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T11:33:11Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T11:33:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ilayne Viana de. A inteligência emocional a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47949 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa apresentar como os estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, compreendem e percebem a Inteligência Emocional no processo de sua formação. Apresentamos uma discussão acerca das emoções, o efeito que possuem sobre os seres humanos e como a Inteligência Emocional tem relevância a partir disto. Inteligência esta que, discutida aqui a luz dos escritos de Goleman (1997), vem a definir-se como a habilidade de identificar as emoções em si e em outros, gerenciar suas próprias emoções e em seus relacionamentos, e automotivar-se. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, e utilizou de questionário autoaplicável, com questões fechadas e abertas. Participaram da pesquisa 50 estudantes dos períodos iniciais (primeiro e segundo períodos) e 30 estudantes dos períodos finais (oitavo e nono períodos) do curso de pedagogia. Entre os achados da pesquisa destacamos que em comparativo, os estudantes dos últimos períodos apresentam mais características das habilidades de autoconsciência e reconhecimento das emoções alheias, enquanto os de períodos iniciais apresentam mais características de controle emocional e automotivação; também podemos destacar acerca do trabalho da universidade para com a inteligência emocional, que apesar de existente, mostra-se escassa. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de pedagogia. | pt_BR |
dc.title | A inteligência emocional a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4630717446528274 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3334230123280583 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1560-6470 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ilayne Viana de Almeida.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons