Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47949

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorALMEIDA, Ilayne Viana de-
dc.date.accessioned2022-11-25T11:33:11Z-
dc.date.available2022-11-25T11:33:11Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ilayne Viana de. A inteligência emocional a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47949-
dc.description.abstractEste trabalho visa apresentar como os estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, compreendem e percebem a Inteligência Emocional no processo de sua formação. Apresentamos uma discussão acerca das emoções, o efeito que possuem sobre os seres humanos e como a Inteligência Emocional tem relevância a partir disto. Inteligência esta que, discutida aqui a luz dos escritos de Goleman (1997), vem a definir-se como a habilidade de identificar as emoções em si e em outros, gerenciar suas próprias emoções e em seus relacionamentos, e automotivar-se. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, e utilizou de questionário autoaplicável, com questões fechadas e abertas. Participaram da pesquisa 50 estudantes dos períodos iniciais (primeiro e segundo períodos) e 30 estudantes dos períodos finais (oitavo e nono períodos) do curso de pedagogia. Entre os achados da pesquisa destacamos que em comparativo, os estudantes dos últimos períodos apresentam mais características das habilidades de autoconsciência e reconhecimento das emoções alheias, enquanto os de períodos iniciais apresentam mais características de controle emocional e automotivação; também podemos destacar acerca do trabalho da universidade para com a inteligência emocional, que apesar de existente, mostra-se escassa.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEstudantes de pedagogia.pt_BR
dc.titleA inteligência emocional a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4630717446528274pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1560-6470pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ilayne Viana de Almeida.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons