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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47955
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Jocilene Otilia | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ramon Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T15:09:17Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T15:09:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47955 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa os possíveis impactos da COVID-19 no setor de transportes, especificamente nas ferrovias brasileiras, conferindo um contexto crítico em termos econômicos da produção e da distribuição dos transportes de cargas, essenciais para funcionamento e geração de emprego do país. Este documento apresenta um panorama e o nível de impacto do setor ferroviário durante a crise sanitária e aborda rotas para fornecer melhores serviços e modernizar sua capacidade, destacando novos caminhos de pesquisas que podem desempenhar um papel essencial no aumento da competitividade e resiliência ferroviária em crises futuras. Foram, assim, considerados os anos de 2006 até 2022, com enfoque nos números observados durante o período 2020-2022 para efeitos de comparação e verificação de tendências. Os resultados destacam um cenário de estabilidade durante a pandemia e predisposição para alcance de níveis recordes no tocante ao transporte de cargas nas ferrovias brasileiras. contextualizando um futuro favorável para a descentralização da matriz de transportes. O momento atual ainda é de incerteza, mas o transporte ferroviário de cargas se caracterizou como uma surpresa positiva em comparação aos demais modais de transporte durante a pandemia de Covid-19, dados seus números positivos e a retomada do crescimento, dando sua contribuição para a economia nacional e o fluxo comercial, aumentando, portanto, sua competitividade. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte ferroviário de cargas | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Transporte ferroviário de cargas no Brasil: comportamento do setor frente ao período pandêmico (covid-19) e impactos na matriz de transportes. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9819242371726476 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0090352391424488 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC RAMON GONÇALVES DOS SANTOS.pdf | 506,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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