Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47984

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maellí Kelly da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-26T12:35:34Z-
dc.date.available2022-11-26T12:35:34Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maellí Kelly da Silva. Avaliação da aprendizagem escolar:: o ato de avaliar para além dos exames. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47984-
dc.description.abstractO presente trabalho se inclui no campo das discussões sobre educação, especificamente sobre avaliação da aprendizagem e práticas avaliativas. Assim, aborda a discussão sobre o ato de avaliar tendo como objetivo geral compreender quais são as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em sua prática docente. Buscamos identificar os critérios utilizados para a escolha do método avaliativo e analisar os instrumentos avaliativos utilizados em sua prática docente. Desse modo, compreendemos o conceito de avaliação a partir de Luckesi (2005/2011) e Méndez (2002), abordamos a avaliação numa perspectiva formativa conforme Perrenoud (1996) e reflexiva como aponta Schmitt (2011), entendemos também, a importância do uso dos instrumentos avaliativos a partir de Melchior (1994) e Luckesi (2000), entre outros autores que contribuíram significativamente na abordagem da nossa temática. Para a coleta de dados utilizamos o questionário on-line com professoras de escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Caruaru-PE, visto que analisamos com base na análise de conteúdo de Bardin (2004). Compreendemos a partir da análise que podemos pensar a avaliação numa perspectiva formativa, reflexiva e diagnóstica, sendo um processo que ocorre de forma contínua com participação ativa tanto dos professores, quanto dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectInstrumentos avaliativospt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: o ato de avaliar para além dos exames.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is included in the field of discussions on education, specifically on learning assessment and evaluation practices. Thus, it addresses the discussion about the act of evaluating with the general objective of understanding, which are teachers' conceptions of learning assessment in the initial years of an elementary school in their teaching practice. We seek to identify the criteria used to choose the assessment method and instruments used in its teaching. In this way, we understand the evaluation concept from Luckesi (2005/2011) and Méndez (2002), we approach evaluation in a formative perspective according to Perrenoud (1996) and reflective as Schmitt (2011) points out, and we also understand the importance of using evaluative instruments from Melchior (1994) and Luckesi (2000), among other authors who contributed significantly to the approach of our theme. For data collection, we applied an online questionnaire with teachers from public schools of the county school system of Caruaru-PE, which was treated according to Bardin's Content Analysis (2004). The analysis has shown that we can think about the evaluation from a formative, reflective, and diagnostic perspective, being a continuous process with the active participation of both teachers and students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maellí .pdf179,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons