Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-26T23:00:52Z | - |
dc.date.available | 2022-11-26T23:00:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de. Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o significado da educação e sua relação com a literatura assumindo o ponto de vista da transformação, analisando essa perspectiva no contexto da jornada do personagem Jon Snow na obra literária As crônicas de gelo e fogo de George R. R. Martin. Tais questões se inserem no âmbito do sentido da ética e da moral como anunciadas no pensamento de Nietzsche. É nessa perspectiva que situamos a discussão sobre o papel da literatura na experiência (trans)formativa, partindo da análise do personagem, da trajetória vivenciada ele ao longo da narrativa, compreendendo que, por meio dessas experiências, o indivíduo que tem contato com a obra pode também realizar reflexões sobre a própria experiência pessoal e sobre o contexto social em que está inserido, em razão da potencialidade transformadora da literatura. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | George R.R. Martin | pt_BR |
dc.subject | Jon Snow | pt_BR |
dc.title | Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0223472708529142 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2640094533229805 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work addresses the meaning of education and its relationship with literature assuming the point of view of transformation, analyzing this perspective in the context of the journey of the character Jon Snow in the literary work A Song of Ice and Fire by George R. R. Martin. Such questions fall within the meaning of ethics and morals as announced in Nietzsche's thinking. It is in this perspective that we place the discussion on the role of literature in the (trans)formative experience, starting from the analysis of the character, the trajectory he experienced throughout the narrative, understanding that, through these experiences, the individual who has contact with the work can also carry out reflections on its own personal experience and on the social context in which it is inserted, due to the transformative potential of literature. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Fernandes Silva de Albuquerque.pdf | 319,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons