Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47994
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LÔBO, Fabíola Albuquerque | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Emmile Cristine dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T12:23:35Z | - |
dc.date.available | 2022-11-28T12:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Émmile Cristine dos Santos. O cenário legal do homeschooling no Brasil. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47994 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o cenário legal e jurídico, os conceitos principais que revolvem a educação domiciliar (chamado de homeschooling) e a regulamentação em andamento no país. De acordo com dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar, a quantidade de famílias brasileiras que decide educar seus filhos por meio do ensino domiciliar tem aumentado e, atualmente, estima-se que sejam quinze mil crianças e adolescentes educados em casa. O ordenamento jurídico nacional não abrange tal modalidade de ensino até o presente momento. O homeschooling carece de marco normativo, uma vez que a legislação infraconstitucional (como a Lei de Diretrizes e Bases e o Estatuto da Criança e do Adolescente) obriga que haja matrícula dos menores em instituição escolar formal. Esse fato ensejou a ação do Poder Judiciário em julgamentos sobre o tema e já retirou da inércia a formulação de projetos de lei, a fim de regimentar a prática. Os argumentos favoráveis ao ensino domiciliar no País se baseiam na possibilidade constitucional de o ordenamento jurídico brasileiro autorizar a existência do ensino domiciliar, destacando o direito da família de promover a educação da prole como mais achar conveniente e oportuno, de acordo com suas convicções pessoais. Sob outro ponto de vista, os contrários à prática defendem que o homeschooling se trata de uma violação ao direito das crianças e dos adolescentes e um meio de impedir o desenvolvimento integral dos estudantes. Ainda, há um terceiro posicionamento, que corresponde à maioria da doutrina e dos juristas, que apontam a consagração do direito social da educação como dever do Estado e da família, de forma conjunta, pela Constituição Federal de 1988. Ademais, na controvérsia levantada, também há indagações sobre a existência do direito de livre escolha da família, sobre a educação dos filhos, de não os matricular em escola e educá-los em casa. Além disso, se há previsão constitucional sobre o ensino domiciliar e o que pretendem promover os projetos de lei em andamento. Neste trabalho, também se discutiu a respeito da diferença entre ensino domiciliar e o ensino remoto realizado durante a pandemia do Covid-19, nos anos de 2020, 2021 e 2022 e o posicionamento jurisprudencial acerca da questão. Assim, o presente trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, expõe o cenário legal do ensino domiciliar e seus eventuais impedimentos legais. Ressalta-se que a presente análise sobre o homeschooling não possui a intenção de diminuir o empenho dirigido à educação pública de qualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 63 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | ensino domiciliar | pt_BR |
dc.subject | homeschooling | pt_BR |
dc.subject | família | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.title | O cenário legal do homeschooling no Brasil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2098667828725011 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3286240674553986 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze the legal scenario, the main concepts that revolve around homeschooling and the regulation in progress among the country. According to data from the National Association of Home Education, the number of Brazilian families that decide to educate their children through home education has increased and, currently, it is estimated that fifteen thousand children and adolescents are educated at home. The national legal system does not cover this type of education so far. Homeschooling lacks a normative framework, since the infra-constitutional legislation (such as the Law of Directives and Bases and the Statute of Children and Adolescents) requires that minors be enrolled in a formal school institution. This fact gave rise to the action of the Judiciary in judgments on the subject and has already removed from inertia the formulation of bills, to regulate the practice. The arguments in favor of homeschooling in the country are based on the constitutional possibility of the Brazilian legal system authorizing the existence of homeschooling, highlighting the family's right to promote the education of the offspring as it deems convenient and opportune, according to their personal convictions. From another point of view, opponents of the practice argue that homeschooling is a violation of the rights of children and adolescents and a means of preventing the integral development of students. Still, there is a third position, which corresponds to most of the doctrine and jurists, who point to the consecration of the social right to education as a duty of the State and the family, jointly, by the Federal Constitution of 1988. Furthermore, in the controversy raised, there are also questions about the existence of the family's right of free choice, about the education of children, not enrolling them in school and educating them at home. In addition, if there is a constitutional provision on home education and what the bills in progress intend to promote. In this work, we also discussed the difference between home teaching and remote teaching carried out during the Covid-19 pandemic, in the years 2020, 2021 and 2022 and the jurisprudential position on the issue. Thus, the present work, through bibliographic and documentary research, exposes the legal scenario of homeschooling and its possible legal impediments. It is noteworthy that the present analysis of homeschooling is not intended to reduce the effort directed towards quality public education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emmile Cristine dos Santos Ferreira.pdf | 537,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons