Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48006

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Sebastião Rogério de Freitas-
dc.contributor.authorARAÚJO, Luiz Filipe de Souza-
dc.date.accessioned2022-11-29T21:32:57Z-
dc.date.available2022-11-29T21:32:57Z-
dc.date.issued2022-11-14-
dc.date.submitted2022-11-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luiz Filipe de Souza. Reflexão sobre a educação no Brasil: Informes dos cortes do governo federal no orçamento da educação, ciência e técnologia nos ultimos anos. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48006-
dc.description.abstractA Educação pode ser conceituada como transformação-reinvenção da realidade pelo conjunto da ação e reflexão humana, sendo a mesma um direito do cidadão e uma das principais ferramentas de transformação social. Esta pesquisa tem como finalidade discutir a educação no Brasil a partir dos cortes do governo federal no orçamento da Educação, Ciência e Tecnologia nos últimos 5 anos. Um assunto de suma importância que não tem recebido a devida atenção. Sendo assim, esse trabalho apresenta um panorama da educação brasileira desde o período do Império até o cenário atual, e também apresenta exemplos exitosos da Coreia do Sul e Finlândia na área da Educação, em contraste com a realidade brasileira. Trabalhos de Conclusão de Curso da área de Nutrição, com essa temática são fundamentais para a formação generalista desejada para o profissional Nutricionista. A metodologia empregada neste estudo foi de uma revisão da literatura desenvolvida seguindo os preceitos do estudo exploratório, sobre os Cortes do Governo Federal no Orçamento da Educação, Ciência e Tecnologia nos últimos anos. Espera-se que os conteúdos expostos neste documento sejam relevantes para alertar a sociedade que é provável que a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde e em especial os Nutricionistas esteja sendo afetada pelos cortespt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectCiência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectCortes e Orçamentopt_BR
dc.subjectGoverno Federalpt_BR
dc.titleReflexão sobre a educação no Brasil: Informes dos cortes do governo federal no orçamento da educação, ciência e técnologia nos ultimos anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7117229282170432pt_BR
dc.description.abstractxEducation can be conceptualized as a transformation-reinvention of reality through human action and reflection, which is a citizen's right and one of the main tools for social transformation. This research aims to discuss education in Brazil from the federal government cuts in the Education, Science and Technology budget in the last 5 years. A matter of paramount importance that has not received due attention. Therefore, this work presents an overview of Brazilian education from the period of the Empire to the current scenario, and also presents successful examples from South Korea and Finland in the area of Education, in contrast to the Brazilian reality. Completion of Course Works in the area of Nutrition, with this theme, are fundamental for the generalist training desired for the professional Nutritionist. The methodology used in this study was a review of the literature developed following the precepts of the exploratory study, on the Federal Government's Cuts in the Education, Science and Technology Budget in recent years. It is hoped that the content set out in this document is relevant to alert society that it is certainly the case that the training of higher-level professionals in the areas of Humanities, Exact Sciences and Health, and in particular Nutritionists, is being supported by the courts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC final Luiz Filipe.pdf535,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons