Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48007
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Sandra | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Cícera | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T21:57:34Z | - |
dc.date.available | 2022-11-29T21:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48007 | - |
dc.description.abstract | A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) ressalta as relações humanas como promovedora do autocuidado e da expansão do estado de consciência que possibilite o alcance da autorrealização da pessoa. Assim, tivemos por objetivo geral compreender as noções de autocuidado e de formação humana integral na Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, e suas implicações para a educação universitária. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através das plataformas de internet Google.com e CAPES, com o intuito de fazer um levantamento das principais obras de Rogers, de autores que trazem concordância com sua teoria, além de documentos e artigos que agregam a temática do autocuidado. Como resultado, constatamos que, o apoio de grupos agregado a um ensino mais livre e flexível em colaboração com a comunidade acadêmica, ajuda o estudante universitário a desenvolver práticas de autocuidado de modo que, apesar das dificuldades existentes em sua trajetória, ele possa continuar crescendo e se desenvolvendo como pessoa e estudante. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | autocuidado | pt_BR |
dc.subject | apoio de grupos | pt_BR |
dc.subject | formação integral | pt_BR |
dc.subject | estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | abordagem centrada na pessoa | pt_BR |
dc.title | Apoio de grupos e o autocuidado para a formação humana integral na educação universitária : a perspectiva da abordagem centrada na pessoa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445170519526710 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_CICERA CARLA GOMES RIBEIRO.pdf | 622,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons