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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4801
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GALVÃO, Ana Maria De Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Betânia e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:55Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:22:55Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Betânia e Silva, Maria; Maria De Oliveira Galvão, Ana. A inserção da arte no currículo escolar: Pernambuco, 1950-1980. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4801 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo central compreender o processo de inserção da arte como disciplina no currículo escolar, especialmente no estado de Pernambuco, no período de 1950 a 1980. Para alcançar esse objetivo utilizei como fontes principais: documentos oficiais (legislação, resoluções, pareceres, propostas curriculares, programas de ensino), jornais, revistas e depoimentos orais de profissionais ligados diretamente a instituições oficiais e aos movimentos estudados na pesquisa. Como referencial teórico-metodológico utilizei a História das Disciplinas Escolares e a História Oral. A pesquisa constatou que, embora se encontrem indícios da presença da arte no sistema educacional brasileiro desde o século XIX, ela somente se configura como disciplina curricular obrigatória a partir da reforma educacional do ensino de 1º e 2º graus de 1971. Nesse momento, houve uma participação coletiva dos profissionais de educação de norte a sul do Brasil na elaboração dos currículos escolares e dos próprios programas das diversas disciplinas. No caso específico da área de artes, ao longo do século XX, algumas instâncias e movimentos exerceram um papel fundamental para o fortalecimento dos profissionais da área, para dar visibilidade à arte na sociedade e na escola e para gestar novas concepções de arte-educação. Entre essas instâncias e movimentos contemplo, na presente pesquisa, a Escola de Belas Artes de Pernambuco, a Divisão de Extensão Cultural e Artística (DECA) da Secretaria de Educação do Estado, o Movimento Escolinhas de Arte (MEA) e o Movimento de Cultura Popular (MCP) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.subject | História da Educação PE | pt_BR |
dc.title | A inserção da arte no currículo escolar: Pernambuco, 1950-1980 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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