Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48047
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida | - |
dc.contributor.author | LIRA, Aline Graciele de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T15:46:52Z | - |
dc.date.available | 2022-12-01T15:46:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48047 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo identificar as desigualdades de gênero percebidas na rotina de trabalho de um grupo de motoristas por aplicativo na cidade de Caruaru-PE. Para este fim foi analisada a rotina dos motoristas buscando identificar possíveis diferenças entre a rotina de homens e mulheres, além disso, também foi feita uma análise nas plataformas citadas pelos motoristas a fim de descobrir se há políticas de gênero por parte das mesmas. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e contou com a participação de 08 motoristas que responderam uma entrevista semiestruturada e um formulário sociodemográfico, a pesquisa também contou com fontes documentais a fim de caracterizar as plataformas com as quais os motoristas trabalhavam. Após a análise dos achados do campo, pôde-se concluir que as plataformas com maior adesão em caruaru são a uber e a 99, além disso notou-se que os fatores salário e flexibilidade são os que mais influencia os motoristas a se tornarem motoristas por aplicativo. Pôde-se constar também que as mulheres motoristas sofrem discriminação por estarem atuando em uma área considerada “masculina”. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Uberização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Plataformas digitais de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Precarização | pt_BR |
dc.title | Trabalho de homem? um olhar para o trabalho de um grupo de motoristas por aplicativo em Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4216040729121683 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to identify the gender inequalities perceived in the work routine of a group of drivers by app in the city of Caruaru-PE. To this end it was analyzed the routine of drivers seeking to identify possible differences in the routine of men and women, in addition, an analysis was also made in the platforms cited by drivers in order to find out if there are gender policies by them. The research was qualitative in nature and counted on the participation of 08 drivers who answered a semi structured interview and a sociodemographic form, the research also relied on documental sources in order to characterize the platforms with which the drivers worked. After the analysis of the findings of the field, it could be concluded that the platforms with greater adherence in caruaru are uber and 99, in addition it was noted that the factors salary and flexibility are the ones that most influence drivers to become drivers by application. It could also be seen that women drivers suffer discrimination because they are working in an area considered "masculine". | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline Lira_organized.pdf | 455,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons