Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48068

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Luciana Rosa-
dc.contributor.authorSILVA, Carlos Eduardo da-
dc.date.accessioned2022-12-02T13:11:12Z-
dc.date.available2022-12-02T13:11:12Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Eduardo da. Conselho escolar: uma possibilidade para a formação democrática na escola pública na rede estadual de educação de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48068-
dc.description.abstractEm diferentes realidades escolares o conselho escolar tem se apresentado como uma instância democrática ao possibilitar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Desde a sua configuração enquanto instrumento participativo, houve uma série de mudanças de ordem econômica, política e social, que somadas modificaram as políticas educacionais, bem como os processos formativos. Além disso, emergiu uma nova maneira de coordenar as instituições estatais, a saber, Nova Gestão Pública – NGP. É neste contexto que a presente dissertação foi desenvolvida e teve por objetivo compreender o conselho escolar enquanto uma possibilidade para a formação democrática na escola pública. Delimitamos a pesquisa à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, especificamente em uma escola localizada no município de Buenos Aires – PE, Zona da Mata Norte, no interior do estado. A abordagem deste trabalho foi de caráter qualitativo, e enquanto metodologia adotamos o Estudo de Caso, do tipo explicativo. Para o tratamento dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo enquanto técnica de análise. Como instrumentos metodológicos, fizemos uso de revisão de literatura, análise documental, entrevistas semiestruturadas, questionário online e trabalho de campo. Os dados obtidos apontaram que o conselho escolar no contexto da pesquisa apresenta-se como um espaço de participação e construção coletiva de ações que visam ao bem comum. Ademais, ele foi descrito pelos conselheiros como um ambiente formativo democrático, na medida em que as diferenças se fazem presente na sua composição, o que coaduna com os processos da democracia participativa. Desse modo, reafirmaram a sua importância para uma escola e gestão democráticas, uma vez que estas se articulam a processos sociais formativos mais amplos e colaboram na construção de uma sociedade mais participativa. Porém, foi possível constatar também a influência das políticas educacionais de cunho neoliberal na concretização deste órgão colegiado, pois seus integrantes têm de abrir espaços para tratar de pautas que caracterizam estas políticas. Assim, tem-se de reconhecer que o contexto escolar tem sofrido mudanças nos últimos anos, entretanto, os conselheiros têm buscado, dentro de suas possibilidades, fortalecer e ratificar os processos e princípios democráticos, assim como formativos, proporcionados pelo conselho escolar. Dessa forma, vê-se que o fortalecimento deste órgão participativo por meio das ações dos representantes tem contribuído para sua manutenção e necessidade para a construção de uma escola democrática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.titleConselho escolar : uma possibilidade para a formação democrática na escola pública na rede estadual de educação de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4881178967704059pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn different school realities, the school council has been presented as a democratic instance by enabling the participation of the school community in decision making. Since its creation as a participatory instrument, there has been a series of economic, political, and social changes, which together have modified educational policies, as well as the educational processes. Moreover, a new way of coordinating state institutions has emerged, namely the New Public Management - NPM. It is in this context that the present dissertation was developed and its objective was to understand the school council as a possibility for democratic formation in public schools. We delimited the research to the Education State Network of Pernambuco, specifically in a school located in the city of Buenos Aires - PE, Zona da Mata Norte, in the interior of the state. The approach of this work was qualitative, and as methodology we adopted the Case Study, of the explanatory type. For data treatment, we used Content Analysis as an analysis technique. As methodological tools, we made use of literature review, document analysis, semi-structured interviews, online questionnaire, and fieldwork. The data obtained indicated that the school council in the context of the research presents itself as a space for participation and collective construction of actions aimed at the common good. Moreover, it was described by the counselors as a democratic formative environment, to the extent that the differences are present in its composition, which is in line with the processes of participatory democracy. In this way, they reaffirmed its importance for a democratic school and management, once these are articulated to wider social formative processes and collaborate in the construction of a more participative society. However, it was also possible to verify the influence of neoliberal educational policies in the implementation of this collegiate body, since its members have to open spaces to deal with subject that characterize these policies. Thus, we must recognize that the school context has undergone changes in recent years, however, the counselors have sought, within their possibilities, to strengthen and ratify the democratic and formative processes and principles provided by the school council. Thus, we see that the strengthening of this participatory body through the actions of representatives has contributed to its maintenance and necessity for the construction of a democratic school.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos Eduardo da Silva.pdf1,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons